Últimas notícias

IBGE: Vendas no varejo no 1° tri de 2023 sobem; entenda os motivos

O desempenho significou o melhor resultado desde o segundo trimestre de 2021

IBGE: Vendas no varejo no 1° tri de 2023 sobem; entenda os motivos
(Foto: Envato Elements)

O volume vendido pelo comércio varejista no País cresceu 2% no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre de 2022, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho significou o melhor resultado desde o segundo trimestre de 2021, quando houve um avanço de 2,4%.

Segundo Cristiano Santos, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio no IBGE, o resultado positivo do varejo no primeiro trimestre está muito focado em algumas atividades, como equipamentos de informática e artigos farmacêuticos. A estabilidade do segmento de supermercados também contribuiu, ao não influenciar negativamente, disse.

“A base de comparação também está mais baixa. Houve quedas em novembro e dezembro de 2022. Natal foi ruim, Black Friday ruim, teve promoções em janeiro”, completou Santos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No comércio varejista ampliado – que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve elevação de 3,7% no primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre de 2022.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, as vendas no varejo cresceram 2,4% no primeiro trimestre de 2023. No varejo ampliado, houve elevação de 3,3%.