Últimas notícias

Ibovespa: índice se ajusta ao mau humor internacional e a expectativas do Copom

A expectativa é que o Copom mantenha a Selic inalterada

Ibovespa: índice se ajusta ao mau humor internacional e a expectativas do Copom
Painel do Ibovespa. (Foto: Werther Santana/Estadão)

O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (02), às 10h20, chegando aos 104.419,02 pontos, após queda de 0,012%. O índice se ajusta à expectativa de que o Comitê de Política Monetária (Copom) mantenha a taxa Selic inalterada em 13,75% no anúncio desta quarta-feira (04).

Nos EUA, que também terá sua política monetária definida na quarta-feira pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), espera, novamente, um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, que move o mau humor nas bolsas do país. A compra do First Republic Bank pelo JP Morgan, por outro lado, diminuiu parte da tensão no setor bancário.

O destaque corporativo vai à Petrobras (PETR4), que segue com problemas na eleição de conselheiros. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pode instaurar um processo sancionador contra a União e três executivos confirmados como conselheiros, mas que foram reprovados pela governança da estatal por serem “inelegíveis” à luz da lei das estatais (13.303), segundo especialistas ouvidos pelo Broadcast.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.