Últimas notícias

Ibovespa avança com commodities após China cortar juros

Ibovespa subiu 1,39%, a 108.487,88 pontos, e fechou a semana com alta de 1,46%

Ibovespa avança com commodities após China cortar juros
De acordo com especialista, mais de 90% da alta do Ibovespa vem do desempenho das empresas de commodities. Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

O principal índice da bolsa brasileira avançou nesta sexta-feira, impulsionado por ações ligadas a commodities, após anúncio de estímulos econômicos na China, e bancos, ainda que Wall Street tenha fechado sem direção comum com recuperação parcial no final do pregão.

Vale, Petrobras e Banco do Brasil foram as principais influências positivas ao índice, enquanto Ambev e Petz cederam do lado oposto.

O Ibovespa subiu 1,39%, a 108.487,88 pontos, e fechou a semana com alta de 1,46%, o segundo avanço semanal consecutivo. O volume financeiro foi de 27,8 bilhões de reais, em sessão de vencimento de opções sobre ações na B3.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Enrico Cozzolino, sócio e head de análise da Levante, o mercado continua vendo uma migração de recursos de ações do setor de tecnologia e de “crescimento” – mais sensíveis às taxas de juros, porque demandam fortes investimentos – para papéis de commodities e petróleo, diante do cenário macroeconômico global de inflação elevada e alta dos juros.

Nesse sentido, o anúncio de mais estímulos econômicos na China foi “mais um fator que acabou favorecendo as commodities”, diz Cozzolino, citando especificamente o minério de ferro.

O país cortou nesta sexta-feira a taxa de referência de cinco anos para financiamentos imobiliários em nível maior do que o esperado com a expectativa de reanimar o setor habitacional.

Os principais índices em Wall Street até abriram em forte alta, acompanhando o sentimento positivo na Europa e na Ásia devido aos estímulos chineses, mas viraram e chegaram a exibir queda firme. Ainda assim, eles voltaram a se recuperar no final do dia e fecharem próximos da estabilidade.

No Brasil, o bilionário Elon Musk veio ao país e encontrou-se com o presidente Jair Bolsonaro em evento sobre conectividade na Amazônia.

Publicidade