Publicidade

Tempo Real

Ibovespa avança a maior nível do ano com expectativas de queda da Selic

Reforma tributária também esteve no radar dos investidores

Ibovespa avança a maior nível do ano com expectativas de queda da Selic
Operador em frente a painel da Bolsa de Valores (Foto: Shutterstock)

O otimismo com os ativos domésticos diante da expectativa por cortes da taxa Selic no segundo semestre levou o Ibovespa a encerrar o dia em alta de 1,70%, aos 114,610,10 pontos, o maior nível de fechamento do ano. Os ganhos foram puxados por papéis ligados à economia local, sensíveis aos juros, e pela Petrobras, que avançou mais de 2% mesmo em um dia de queda dos preços do petróleo.

O índice saiu da abertura em 112.697,26 pontos e operou em alta durante praticamente todo o dia, exceto por uma queda pontual nos primeiros minutos de negociação, que o levou à mínima de 112.695,60 pontos (-0,06%). No melhor momento do pregão, avançou à máxima de 114.782,66 pontos, distante apenas 52,89 pontos do pico intradia do ano, visto em 26 de janeiro (114.835,35). O giro financeiro atingiu R$ 29,4 bilhões.

A queda dos juros futuros sustentou segmentos como consumo (3,24%) e imobiliário (3,17%), destaques da Bolsa brasileira na sessão, após o Índice Geral de Preços – DIsponibilidade Interna (IGP-DI) ter mostrado deflação de 2,33% em maio, a maior desde 1947 (-2,59%). As aberturas do índice reforçaram o quadro de alívio na inflação à véspera da divulgação do IPCA de maio, que será publicado nesta quarta-feira, 7, pelo IBGE.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Esse sinal desinflacionário se somou ao tom mais moderado adotado na véspera pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao comentar a inflação. Em evento, o banqueiro central havia dito que as expectativas do mercado para o IPCA de longo prazo estão altas, mas tendem a cair, o que reforçou as expectativas de corte da taxa Selic e sustentou um leve ganho para o Ibovespa nesta segunda-feira, 5.

“O gringo tem olhado para o Brasil e visto que o juro nominal tem cara de que vai começar a cair, e isso beneficia a Bolsa”, afirma o CIO da Alphatree Capital, Rodrigo Jolig. “A curva de juros dos Estados Unidos e do Brasil tem fechado, está com cara que vai começar o ciclo de queda aqui, e isso beneficia o setor de consumo e a parte de construção civil, que começam a operar melhor.”

Ao fim do pregão, a curva de juros apontava queda de 0,23 ponto porcentual da taxa Selic, hoje em 13,75%, em agosto, equivalente a uma probabilidade de 92% de cortes no mês. Com isso, ações ligadas ao desempenho da economia doméstica lideraram os ganhos, com destaque para Assaí ON (14,70%), Carrefour ON (10,91%), Azul PN (10,50%), Locaweb ON (10,15%) e Gol PN (8,69%), que tiveram as maiores altas do Ibovespa.

O otimismo com os ativos locais contaminou também os papéis da Petrobras, que tiveram ganhos entre 2,03% (ON) e 2,11% (PN), mesmo em um dia de baixa dos preços do petróleo entre 0,57% (WTI) e 0,55% (Brent). Esse bom humor se espalhou para 3R Petroleum ON (1,27%), mas foi insuficiente para evitar a queda de 3,03% na ação ordinária de PetroRio, a maior baixa do Ibovespa na sessão.

Publicidade

As ações ordinárias da Vale encerraram o dia com ganho de 0,33%, puxadas pela valorização de 1,23% do minério de ferro na Dalian Commodity Exchange, na China, em um dia misto para o setor de siderurgia e mineração. Já os grandes bancos anunciaram que devem aderir ao programa desenrola e fecharam com altas entre 2,09% (Bradesco ON) e 0,70% (Itaú Unibanco PN).

Os papéis da Eletrobras também tiveram alta firme, entre 4,80% (ON) e 4,07% (PNB), superando o desempenho do índice elétrico (1,99%). O noticiário político sobre a companhia repercutiu bem entre investidores após a Câmara dos Deputados ter se manifestado ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o pedido do governo que questiona a limitação do poder de voto da União na empresa.

Para Jolig, da Alphatree, o comportamento recente do Congresso, que tem defendido as reformas feitas por governos anteriores, também é um fator de suporte para os ativos domésticos. “O Congresso tem melhorado as coisas que vêm do Planalto, o que é bom, e tem defendido as reformas que já passaram. Com menos declarações do governo, isso acaba ajudando a animar o mercado”, afirma.

O Bank of America (BofA) reiterou a posição “overweight” (equivalente a compra) em Brasil devido à percepção de que ainda há espaço para queda dos juros futuros e ao nível descontado do Ibovespa, ainda 10% abaixo do padrão histórico quando desconsiderados os papéis relacionados a commodities. Em relatório, o banco lembra que os juros de 10 anos do País caíram 80 pontos-base em maio e afirma que o movimento pode continuar.

Publicidade

Entre as maiores baixas do Ibovespa, além de PetroRio, figuram Cielo ON (-2,54%), São Martinho ON (-1,05%), Ultrapar ON (-0,61%) e B3 (-0,35%). Apenas nove dos 86 papéis que compõem o índice caíram na sessão.

Web Stories

Ver tudo
<
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2807 de hoje, quinta-feira (12)
IPTU: quem tem direito à isenção do imposto?
Como preencher a declaração do Imposto de Renda? Veja passo a passo
Aposentado tem isenção de IPTU? Entenda as condições
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
>