O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (27). O principal índice da B3 encerrou o pregão em baixa de 0,61%, aos 117.522,87 pontos, oscilando entre máxima a 119.211,58 pontos e mínima a 116.561,04 pontos.
Leia também
No dia, foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que continuou em desaceleração, mas veio levemente acima do esperado. Em junho, o indicador registrou alta de 0,04%, frente ao avanço de 0,51% em maio.
Já a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), também divulgada nesta terça, sinalizou que há espaço para o início do afrouxamento monetário já em agosto. Na última semana, a autoridade financeira optou por manter a Selic em 13,75% ao ano.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo o analista Matheus Spiess, da Empiricus Research, o resultado do IPCA-15 e a ata do Copom não justificam a queda do Ibovespa no dia. Para ele, a baixa do índice é uma correção natural, após nove valorizações semanais seguidas. “O Ibovespa encontrou uma certa resistência nos 120 mil pontos e precisa de mais gatilhos. A gente não pode tentar se debruçar sobre o curto prazo quando estamos vendo uma tendência de médio e longo prazo muito mais interessante”, avalia.
Entre os destaques negativos da bolsa brasileira no dia, estão as ações do Pão de Açúcar (PCAR3), que chegaram a liderar as perdas do Ibovespa, com os investidores ainda absorvendo o anúncio de que a rede francesa Grupo Casino pode vender os ativos da companhia.
Na última sessão, de segunda-feira (26), o Ibovespa fechou em queda de 0,62%, aos 118.242,95 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.