O índice Ibovespa futuro abriu nesta quarta-feira (9) em queda de 0,23%, chegando aos 131.505 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro. No exterior, destaque para a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Leia também
O principal índice da B3 futuro deve operar contido nas primeiras horas do dia. As commodities operam sem fôlego esta manhã, com a baixa de 3,6% do minério de ferro e o recuo em torno de 0,50% do petróleo. Isso deve se somar ainda à falta de tração no mercado futuro das bolsas de Nova York.
Os papéis da Petrobras (PETR3; PETR4) e da Vale (VALE3) devem sentir a fraqueza das commodities. Por volta das 9 horas (de Brasília), os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da petroleira caíam 0,27% no pré-mercado de Nova York, enquanto os da mineradora cediam 0,68%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
IPCA
O IPCA de setembro concentra atenções da agenda hoje, buscando pistas sobre a condução da política monetária brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice avançou 0,44% em setembro ante queda de 0,02% em agosto, levemente abaixo das expectativas que indicavam avanço de 0,45% no mês passado. O indicador ainda acumula alta de 3,31% no ano.
Ata do Fed
Além do dado de inflação, investidores acompanham a divulgação da ata de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), com os detalhes do que foi discutido e decidido na última reunião em relação às taxas de juros.
O documento deve fornecer mais pistas sobre a visão do Fed para os próximos passos. No mês passado, o Fed cortou os juros em 50 pontos-base (pb), a primeira queda desde 2020 e também a primeira vez em quase duas décadas que houve uma dissidência – da diretora Michelle Bowman, que votou por um corte menor, de 25 pb. O mercado agora vê para novembro uma redução de 25 pb.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast
Publicidade