

Publicidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
As bolsas internacionais operam com sinais opostos. O sentimento é predominantemente negativo nas bolsas da Europa e da Ásia nesta sexta-feira, em reflexo das preocupações com o ritmo das economias locais e também da chinesa. Já os futuros das bolsas de Nova York avançam, indicando a possibilidade de recuperação das perdas recentes.
As commodities também não favorecem recuperação. O principal contrato de minério de ferro caiu 2,18% em Dalian, na China, e o petróleo cede em torno de 0,30%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A queda dos preços das commodities deve pesar sobre o principal índice da B3 futuro, que com custo conseguiu defender na véspera o suporte dos 120 mil pontos. Mas o Índice Bovespa contabiliza perda de 4% em 30 dias, em um ambiente de forte cautela com o quadro fiscal doméstico e juros ascendentes.
Em falar em juros, em dia de agenda esvaziada, as taxas podem acompanhar o movimento dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e do câmbio. O retorno dos Treasuries mostram queda e o dólar recua globalmente, o que pode refletir no câmbio brasileiro.
O dólar abriu em queda de 0,14%, negociado a R$ 6,1537. A escassez de indicadores deve manter o dólar perto da estabilidade ante o real, mas com viés de alta após dois dias seguidos de correção.
No Brasil, há apenas o resultado do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) Capitais. O Índice acelerou em seis das sete capitais pesquisadas na passagem da terceira para a quarta quadrissemana de dezembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No período, o índice como um todo avançou no ritmo de alta, de 0,17% para 0,31%.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador