O índice Ibovespa futuro abriu nesta terça-feira (23) em queda de 0,19%, chegando aos 127.140 pontos. O recuo do índice se dá com atenções voltadas à divulgação do Boletim Focus, do Banco Central do Brasil (BC), e dos índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e de países europeus.
Leia também
O relatório Focus trouxe nesta manhã a expectativa do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa básica de juros do País (Selic) e a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A previsão de crescimento do PIB em 2024 passou de 1,95% para 2,02%.
Após o anúncio das mudanças para a meta fiscal dos próximos anos, a projeção do mercado para a taxa Selic ao término de 2024 subiu de 9,13% para 9,50% ao ano. O cenário externo também é considerado adverso, o que contribuiu para a elevação das apostas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O documento, elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin) do BC, ainda trouxe a expectativa para o IPCA em 2024: a previsão passou de 3,71% para 3,73%.
No cenário externo, são esperados os números dos PMIs estadunidenses e europeus ainda nesta manhã. Os números obtidos nos EUA podem dar sinais da quais serão as próximas medidas tomadas pelo Federal Reserve (Fed, bc estadunidense) na próxima reunião de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), prevista para junho.
*Com informações do Broadcast