Tudo o que você precisa ficar atento no Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)
O Ibovespa futuro abriu esta sexta-feira (17) em queda, mas logo passou a testar alta de 0,16%, aos 145.225 pontos. As atenções do mercado estão na divulgação do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10). Lá fora, o mercado financeiro amplia temores sobre crédito e estabilidade do sistema bancário dos Estados Unidos.
O risco bancário americano penaliza as bolsas de valores internacionais nesta manhã, com quedas generalizadas nos futuros de Nova York e nas bolsas da Europa e da Ásia. O forte clima de aversão ao risco vem após denúncias de fraudes e perdas em bancos regionais americanos desencadearem ontem uma nova liquidação de ações do setor financeiro em Wall Street.
No câmbio, o dólarhoje opera em baixa ante outras moedas de economias desenvolvidas, estendendo perdas das três sessões anteriores. Já em relação ao real, a moeda americana se desvaloriza em 0,07%, a R$ 5,4395 na venda.
Ibovespa futuro: o que você deve ficar atento nesta sexta-feira (17)
Bancos dos EUA despertam mercados para preocupações sobre crédito
As denúncias de Zions Bancorp e Western Alliance sobre supostas fraudes de devedores foram o gatilho para a liquidação de ações de bancos regionais que contaminou todo o setor financeiro no pregão da quinta-feira nas bolsas de Nova York. Mas as preocupações sobre a saúde de instituições bancárias nos EUA já vinham emergindo à superfície há algumas semanas.
Em setembro, o colapso de duas empresas ligadas à indústria automotiva desencadeou especulações sobre a exposição de Wall Street a empréstimos de baixa qualidade. No começo deste mês, o Jefferies revelou ter investido parte do portfólio de financiamento comercial em ativos ligados ao First Brands Group, um fornecedor de autopeças que entrou com pedido de falência. O UBS também admitiu exposição à empresa.
Em resposta, a BlackRock pediu para retirar parte dos recursos que havia investido em um fundo do Jefferies que detém US$ 715 milhões em recebíveis da First Brands, de acordo com a Bloomberg.
IGP-10 desacelera em outubro
O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-10) subiu 0,08% em outubro, após alta de 0,21% em setembro, divulgou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, de 0,20%, com intervalo entre uma queda de 0,08% a uma alta de 0,39%.
Lula e Trump devem se encontrar após avanços nas negociações
Em relação às negociações do tarifaço dos EUA, o chanceler Mauro Vieira classificou como positiva a reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, em Washington. Ele destacou a construção de uma agenda conjunta e o interesse em um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump ainda neste mês. Segundo o USTR, o diálogo foi muito positivo e houve acordo para agendar a reunião presidencial o quanto antes.
Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação, em até 30 dias, de um Conselho para minerais críticos e confirmou reunião com o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, no fim de outubro, no Canadá, para alinhar políticas do setor.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Silvana Rocha e Maria Regina Silva, do Broadcast