Os principais assuntos do Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)
OIbovespa futuro abriu esta terça-feira (26) em queda de 0,26%, aos 140.495 pontos. As atenções do mercado estão na prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Investidores também repercutem a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de demitir a diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Lisa Cook.
Os mercados globais operam em queda diante de tensões políticas nos EUA e na Europa e a repercussão da possível demissão da diretora Lisa Cook, do Fed. Os futuros de Nova York recuam nesta manhã, enquanto o dólar hoje amplia perdas ante rivais. Já no câmbio local, a moeda americana abriu em queda de 0,12%, a R$ 5,4080.
Por aqui, a Bolsa pode abrir pressionada, conforme indica o principal índice da B3 futuro. O movimento reflete a cautela internacional e a fraqueza das commodities hoje – petróleocede em torno de 1,10%, enquanto o minério de ferro fechou em baixa de 0,70% na China.
Ibovespa futuro: os principais assuntos desta terça-feira (26)
IPCA-15: prévia da inflação vem acima das projeções em agosto
IPCA-15 é conhecido como prévia da inflação. (Foto: Adobe Stock)
O IPCA-15 de agosto registrou queda de 0,14%, após ter subido 0,33% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, de queda de 0,21%, com intervalo entre retração de 0,28% a uma alta de 0,29%.
Com o resultado anunciado hoje, o IPCA-15 acumulou um aumento de 3,26% no ano. A taxa em 12 meses ficou em 4,95%. As projeções iam de avanço de 4,80% a 5,41%, com mediana de 4,88%.
“A deflação veio muito por conta do bônus da usina de Itaipu, na parte de energia, uma bonificação que teremos nas contas de luz, além da queda de combustíveis e passagens aéreas”, aponta Alison Correia, analista de investimentos e sócio da Dom Investimentos. Apesar de ser um dado bem positivo, o especialista acredita que o Banco Central (BC) só deve começar a baixar os juros no começo do ano que vem.
Trump tenta demitir diretora do Fed Lisa Cook
Trump afirmou não ter “confiança na integridade de Cook” ao tentar demitir a diretora do Fed. (Foto: Adobe Stock)
O presidente americano Donald Trump tentou demitir a diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, acusando-a de fraude hipotecária, mas ela recusou-se a sair, alegando que ele não tem autoridade para isso. O episódio pode gerar disputa judicial e colocar em xeque a independência do Fed.
Cook entrou na mira de Trump após uma acusação do presidente do conselho da Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA (FHFA, na sigla em inglês), William Pulte, de que Cook teria cometido fraude hipotecária.
Em justificativa para a demissão, Trump afirmou não ter “confiança na integridade de Cook”. O presidente americano citou que sua decisão levou em conta o artigo 2 da Constituição dos Estados Unidos e o Ato do Federal Reserve de 1913.
Publicidade
Já a diretora Cook afirmou que não deixará o cargo. “O presidente Trump pretendeu me demitir ‘por justa causa’ quando não há causa sob a lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, afirmou Cook, em um comunicado. “Não vou renunciar.”
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast