Publicidade

Tempo Real

Ibovespa futuro avança após surpresa na prévia da inflação em janeiro; veja

O índice também acompanha falas do presidente Trump sobre tarifas e sanções no exterior

Ibovespa futuro avança após surpresa na prévia da inflação em janeiro; veja
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa futuro abriu esta sexta-feira (24) em alta de 0,29%, aos 123.485 pontos. As atenções do mercado estão na prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – veja aqui os principais assuntos do dia.

Lá fora, os mercados operam mistos e seguem atentos à postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre tarifas e sanções comerciais. Na véspera, ele afirmou que preferiria não punir produtos chineses com tarifas. “Eu preferiria não ter que usar as tarifas, mas é um poder enorme sobre a China”, disse à Fox News.

A fala do presidente republicano gerou reação nos mercados globais, sobretudo na operação do yuan negociado em Xangai, que se valoriza fortemente. O dólar se mostra mais fraco em geral no exterior, recuando ante moedas principais e várias emergentes ligadas a commodities.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já na comparação com o real, a moeda americana abriu esta sexta-feira em queda de 0,40%, negociada a R$ 5,9019. O dólar caiu nas últimas quatro sessões, acumulando baixas de 2,31% na semana e de 4,12% no mês, o que faz o real ter o melhor desempenho entre as principais divisas globais em janeiro.

Os juros futuros, por sua vez, podem operar em baixa no começo da sessão, puxados pelo dólar e rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida americana) mais fracos no exterior, e digerindo o resultado do IPCA-15 de janeiro.

Quanto às commodities, a manhã é de otimismo. O minério de ferro fechou em alta de 0,69% nos mercados de Dalian, na China, e o petróleo sobe cerca de 0,40% no WTI e 0,33% no Brent.

Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) saltavam 1,25% no pré-mercado de Nova York por volta das 9 horas (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3PETR4) avançavam 0,60% no mesmo horário.

IPCA-15

prévia da inflação, medida pelo IPCA-15, subiu 0,11% em janeiro ante alta de 0,34% em dezembro segundo dados recém-divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,50%. 

Publicidade

O resultado veio acima das previsões do Projeções Broadcast, que apontava queda de 0,01%. O intervalo de previsões ia de queda de 0,12% a elevação de 0,24%.

O dado não deve alterar a perspectiva para o Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima semana. Uma ampla maioria no mercado aposta em mais uma alta de 100 pontos-base da Selic, para 13,25%, em linha com o forward guidance (projeção utilizada para influenciar as expectativas do mercado) do Banco Central (BC).

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.

*Com informações do Broadcast

Publicidade