Tempo Real

Ibovespa futuro cai de olho no BC europeu e nos dados vindos dos EUA

Expectativa no bloco europeu é de que haja manutenção da taxa de juros, nos atuais 3,75% ao ano

Ibovespa futuro cai de olho no BC europeu e nos dados vindos dos EUA
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta quinta-feira (18) em queda de 0,08%, chegando aos 130.250 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas à reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e aos dados econômicos vindos dos Estados Unidos, em dia de agenda nacional esvaziada.

O desfecho da reunião que define a trajetória dos juros no bloco europeu é o maior destaque de hoje. A divulgação da decisão de política monetária do BCE deve ser seguida de uma entrevista da presidente da autoridade monetária, Christine Lagarde, e deve movimentar o principal índice da Bovespa.

As bolsas europeias sobem nesta manhã, na expectativa de que o BCE mantenha os juros estáveis, no patamar de 3,75% ao ano, e sinalize que continua dependente de dados econômicos para adotar decisões futuras, relativas aos juros no bloco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Analistas esperam que um corte de juros na zona do euro, de 25 pontos-base, venha em setembro. Mesmo mês em que o Federal Reserve (Fed, o bc estadunidense) poderá dar início ao afrouxamento monetário no país norte-americano.

Nos EUA, as atenções de investidores e analistas de mercado se voltam aos números dos pedidos semanais de auxílio-desemprego. Além disso, ficam no radar os discursos de dirigentes do Fed, ambos previstos para a tarde, e podem orientar o movimento do Ibovespa.

*Com informações do Broadcast