O índice Ibovespa futuro abriu nesta quinta-feira (7) em alta de 0,47%, chegando aos 131.100 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas ao balanço da Petrobras (PETR3; PETR4) – confira aqui as estimativas do mercado. No exterior, o destaque fica com os juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na véspera.
Leia também
Os mercados internacionais se ajustam após forte valorização, na quarta-feira (6), após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. No pregão em questão, Wall Street chegou a renovar recordes com a notícia de vitória do presidente republicano.
As commodities operam em direções contrárias nesta manhã, com o minério de ferro em alta de 2,11% na China, e o petróleo operando em negativo, em torno de 1,00%, após forte desvalorização na véspera.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) avançavam 1,39% no pré-mercado de Nova York, por volta das 09h10 (de Brasília). Na contramão de sua commodity, os ADRs da Petrobras subiam 0,52% no mesmo horário.
Nesta quinta-feira, o principal índice da B3 futuro deve repercutir também a reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para fechar as medidas de corte de gastos. Confira a agenda completa nesta matéria.
Balanço da Petrobras e de outras companhias
Após o resultado trimestral surpreendente da Vale (VALE3), as expectativas foram direcionadas para o balanço da Petrobras. Depois do fechamento do mercado, a petroleira divulga seus números do terceiro trimestre, junto com Caixa Seguridade (CXSE3), Magazine Luiza (MGLU3) e Lojas Renner (LREN3).
Segundo projeção dos analistas do Itaú BBA, o mais otimista entre todas as consultadas pelo E-Investidor, a Petrobras pode lucrar até US$ 5,571 bilhões no terceiro trimestre de 2024. O lucro estimado equivale a uma leve queda de 0,1% na comparação com o resultado do terceiro trimestre de 2023. Confira os detalhes nesta reportagem.
Decisões de juros
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, na última quarta-feira (6), subir a taxa básica de juros Selic em 0,5 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. Esta é a segunda elevação feita no governo do presidente Lula – e não deve ser a última. Entenda mais sobre isso nesta matéria.
Agora as atenções se voltam para o Federal Reserve, que transferiu o resultado de política monetária para esta quinta-feira para não tirar o foco das eleições presidenciais nos EUA. A expectativa é de anúncio de corte de 25 pontos-base dos juros pelo Fed, assim como o Banco da Inglaterra.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast