

O Ibovespa futuro abriu esta terça-feira (25) em alta de 0,33%, aos 127.925 pontos. As atenções do mercado estão na divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de fevereiro, também chamada de prévia da inflação – entenda aqui como a inflação impacta seus investimentos.
Os ativos operam sem direção em meio à falta de catalisadores na fraca agenda econômica desta terça-feira. Enquanto os índices futuros das bolsas de Nova York têm leve queda, as bolsas europeias operam majoritariamente em alta.
Os investidores aguardam a divulgação do dado de confiança americano e falas de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), em meio a sinais de cautela da autoridade monetária quanto ao ciclo de juros no país. O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, disse na segunda-feira (24) que o banco central dos EUA precisa de mais clareza sobre o impacto econômico total das novas políticas da gestão de Donald Trump.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por aqui, a indefinição externa pode gerar volatilidade no principal índice da B3 e as medidas populistas do governo em meio à queda da sua popularidade do presidente Lula.
- Confira aqui a agenda econômica das empresas nesta terça-feira
O que impacta o Ibovespa futuro hoje?
Dólar e juros
O dólar hoje ronda a estabilidade ante euro e libra e iene, em dia que será marcado principalmente por discursos de autoridades de grandes bancos centrais. No mercado de câmbio local, o dólar abriu em alta de 0,23%, a R$ 5,7690.
O IPCA-15 guia os juros futuros e as apostas para o ciclo de aperto monetário. Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) em baixa e a fraqueza do dólar no exterior também devem impactar as taxas.
IPCA-15 acelera em fevereiro
O IPCA-15 registrou alta de 1,23% em fevereiro, após ter subido 0,11% em janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 1,37%. O intervalo de estimativas ia de 0,56% a 1,53%.
Com o resultado anunciado nesta terça-feira, o IPCA-15 acumulou um aumento de 1,34% no ano. A taxa em 12 meses ficou em 4,96%. As projeções para o indicador em 12 meses iam de avanço de 4,28% a 5,91%, com mediana positiva de 5,11%.
Commodities: petróleo e minério recuam
O petróleo opera perto da estabilidade à medida que novas sanções impostas pelos EUA ao Irã intensificaram preocupações sobre eventual aperto na oferta da commodity. Às 9h10, o barril do petróleo WTI cedia 0,25%, enquanto o do Brent recuava 0,34%.
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em queda de 2,17%, cotado a 813 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 112,15 nos mercados de Dalian, na China.
Publicidade
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) recuavam 0,40% no pré-mercado de Nova York, por volta das 9h10 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 0,14% no mesmo horário.
Mudança no FGTS
Na noite de segunda-feira, o presidente fez um balanço em cadeia de rádio e TV dos programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular, e que vai editar uma medida provisória (MP) para liberar o saldo do FGTS para trabalhadores que ficaram com o dinheiro retido por terem aderido ao saque-aniversário do fundo.
A ação do governo tende a elevar a preocupação dos agentes em relação ao quadro fiscal brasileiro, no momento em que o Banco Central (BC) tenta, por meio do aumento dos juros, desaquecer a atividade e reduzir as expectativas de inflação.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Gabriel Vasconcelos, Maria Regina Silva e Luciana Xavier, do Broadcast
Publicidade