Os principais assuntos do Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)
O Ibovespa futuro avança 0,33%, aos 142.370 pontos nesta quarta-feira (15). As atenções do mercado estão em dados do varejo brasileiro, enquanto o Livro Bege, um relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), ganha destaque no exterior.
As bolsas de valores globais avançam com falas do presidente do BC americano, Jerome Powell, e as tensões comerciais entre EUA e China. Powell fez declarações sobre os riscos crescentes ao mercado de trabalho, reforçando apostas em nova flexibilização monetária neste ano.
Já quanto à disputa tarifária entre EUA e China, o diretor do Conselho Econômico Nacional, Kevin Hassett, acusou Pequim de tentar intimidar Washington ao restringir exportações de terras raras, mas defendeu o diálogo e novos cortes de juros.
No Brasil, o Índice Bovespa hoje pode abrir com viés positivo, apoiado pelo maior apetite por risco em Nova York e tentativa de melhora do petróleo (0,09%), embora a queda do minério de ferro (1,46%) limite ganhos.
No câmbio, o dólar hoje recua ante moedas emergentes e ante o real. Após a abertura, a moeda americana cedia 0,19%, R$ 5,4598.
Ibovespa futuro: os principais assuntos para você acompanhar nesta quarta (15)
Varejo avança após 4 quedas consecutivas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga as vendas do varejo ampliado. (Foto: Adobe Stock)
As vendas do comércio varejista subiram 0,2% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com agosto de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 0,4% em agosto.
As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,6% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. No acumulado em 12 meses, houve alta de 2,2%, ante avanço de 2,5% até julho.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção, de veículos e de atacado alimentício, as vendas subiram 0,9% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal.
Publicidade
Na comparação com agosto de 2024, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 2,1% em agosto. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam recuo de 0,4% no ano. No acumulado em 12 meses, houve alta de 0,7%, ante avanço de 1,1% até julho.
Impasse fiscal pressiona negociações entre governo e Congresso
No campo fiscal, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), reúne-se hoje com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), em meio ao impasse sobre emendas e arrecadação de 2026.
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o governo ainda busca R$ 35 bilhões para fechar o Orçamento.
Paralelamente, o Planalto tenta acordo com a oposição para retirar destaques ao PLP 168/2025, mantidos pelos líderes Carlos Portinho (PL-RJ) e Carlos Viana (Podemos-MG).
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
*Com informações de Silvana Rocha e Maria Regina Silva, do Broadcast