Publicidade

Tempo Real

Ibovespa futuro avança mesmo com tombo do petróleo e expectativa de inflação acima da meta; veja

A valorização do índice futuro se apoia nas bolsas internacionais e no avanço do minério. Saiba mais

Ibovespa futuro avança mesmo com tombo do petróleo e expectativa de inflação acima da meta; veja
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta segunda-feira (28) em alta de 0,15%, chegando aos 131.650 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas às novas projeções do boletim Focus para a economia e à cotação do petróleo no exterior.

A commodity amanheceu em queda expressiva nesta manhã, após um ataque de Israel ao Irã. A ofensiva não comprometeu a infraestrutura petrolífera do país persa, aliviando temores de um conflito direto mais amplo. Por volta das 9 horas, o petróleo tombava 6,15%.

Com isso, o principal índice da B3 futuro deve se apoiar na boa tração das bolsas internacionais e no avanço de 2,35% do minério de ferro em Dalian, na China.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Refletindo o movimento de suas commodities, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Petrobras (PETR3PETR4) perdiam 1,89% no pré-mercado em Nova York às 9 horas, enquanto os da Vale (VALE3) subiam 0,09% no mesmo horário.

Nesta segunda-feira, investidores também acompanham o relatório de produção e vendas da Petrobras após o fechamento dos mercados – confira a agenda da semana nesta matéria.

Boletim Focus

A mediana do Focus para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024 subiu pela quarta semana seguida, de 4,50% para 4,55%, superando o teto da meta de inflação (4,50%). Veja mais aqui.

Se a estimativa intermediária do documento se concretizar, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, vai terminar a sua gestão escrevendo a terceira carta aberta para explicar o descumprimento da meta. O mandato do banqueiro central vai até 31 de dezembro.

Já a mediana do relatório para a taxa Selic no fim de 2024 se manteve em 11,75% pela quarta semana consecutiva, consolidando a avaliação do mercado de que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentará os juros em 0,5 ponto porcentual nas duas próximas decisões, de 6 de novembro e 11 de dezembro.

Publicidade

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.

*Com informações do Broadcast