• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa: bolsa resiste à queda externa e volta aos 118 mil pontos

Às 11h17, o Ibovespa subia 0,63%, aos 117.931,82 pontos, após alta de 1,01%, com máxima aos 118.382,31 pontos

Por Maria Regina Silva, Estadão Conteúdo

06/10/2022 | 11:33 Atualização: 06/10/2022 | 11:38

Foto: Shutterstock/Immersion Imagery/Reprodução
Foto: Shutterstock/Immersion Imagery/Reprodução

A cautela internacional limita valorização do Ibovespa, mas não impede o indicador de testar máximas na faixa dos 118 mil pontos, depois de fechar em alta por quatro pregões seguidos. Apesar da queda das bolsas europeias e americanas, o índice Bovespa sobe na esteira do petróleo e ainda de olho no noticiário político.

Leia mais:
  • Fundos de hedge de commodities apresentam fortes rendimentos no ano
  • 10 empresas do agronegócio mais lembradas pelo consumidor
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As cotações da commodity tentam subir, mesmo depois de ganhos robustos na esteira do corte da Opep+. Um dia antes da divulgação do payroll (relatório oficial de emprego dos EUA), os mercados externos operam com certa pressão, sob expectativas de juros altos no mundo por mais tempo do que o imaginado.

Apesar da fala “hawkish” tom duro, que indica alta de juros do presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, a virada do petróleo para cima animou as bolsas americanas, ressalta Dennis Esteves, especialista em renda variável da Blue3. “E hoje é dia de dados agenda mais fracos. Então, aqui surfa a alta de Nova York”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contudo, pondera que o cenário externo impõe cautela, como reflete a instabilidade das bolsas de NY, que voltaram a recuar. Conforme Esteves, após dados com resultados divergentes de atividade nos EUA esta semana, fica ainda maior a expectativa pelo payroll, amanhã. “Pode dar mais clareza, um termômetro sobre a economia americana (e os juros)”, avalia o especialista da Blue3.

Internamente, um outro motivo citado por especialistas para justificar a alta do Ibovespa é o fato de o mesmo estar “barato.” Ontem, o Ibovespa fechou com elevação de 0,83%, aos 117.197,82 pontos.

Para Luiz Souza, especialista em renda variável da SVN Investimentos, a valorização do índice Bovespa ainda reflete o resultado do primeiro turno das eleições, de um Congresso e Senado eleitos com perfil de direita. “A máquina de governabilidade está sendo de direita. Se Lula vencer, a possibilidade de pautas absurdas de cunho fiscal avançarem é mais difícil. Já se Bolsonaro for reeleito, terá facilidade em aprovar pautas de reformas propostas nos últimos anos”, avalia. Às 101h10, o Ibovespa subia 0,36%, aos 117.617,96 pontos. O cenário de curto prazo é de alta para o Ibovespa e baixa para os mercados internacionais, sugerindo equilíbrio entre escolher oportunidades com gerenciamento de risco, avalia em relatório o Itaú BBA.

Do lado da alta, se o indicador superar a máxima em 118.300 pontos, retomará o movimento de subida em direção aos 121.600 pontos, conforme os analistas gráficos da instituição. “Se perder os 115.700 pontos, poderá iniciar um movimento de realização de lucros, encontrando suportes em 109.700 e 106.200 pontos, patamar que sustenta a tendência de alta no curto prazo.”

Publicidade

Nem mesmo impede valorização das ações do setor petroleiro, sobretudo de Petrobras, relatos de novas mudanças na diretoria da estatal para facilitar o congelamento dos preços dos combustíveis e acelerar as privatizações até o final do ano. Essas medidas são defendidas por Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição presidencial. A avaliação geral é de que apesar da defasagem entre os preços internos e os do exterior, o reajuste virá em algum momento.

No exterior, cautela reflete expectativas de que grandes bancos centrais terão de continuar atuando de forma agressiva para conter a escalada inflacionária, após uma pausa nessa ideia. Por isso, os mercados estão atentos a eventuais sinais de membros do Fed que falam hoje.

Mais cedo, a presidente da distrital de Cleveland, Loretta Mester, disse que a inflação no país está “inaceitavelmente” alta. Na Europa, a ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) afirmou que as preocupações sobre o crescimento não devem evitar altas de juros agressivas. Às 11h17, o Ibovespa subia 0,63%, aos 117.931,82 pontos, após alta de 1,01%, com máxima aos 118.382,31 pontos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3
Cotações
17/02/2026 23h04 (delay 15min)
Câmbio
17/02/2026 23h04 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Do samba ao pregão: 5 filmes e 1 série sobre mercado financeiro para maratonar no feriado prolongado

  • 2

    Queremos cobrar menos por assinatura e aproximar o investidor, diz CEO da Empiricus

  • 3

    Investidor do Shark Tank que usa IA para tudo diz que a inteligência artificial pode criar o 1º trilionário antes de Elon Musk

  • 4

    Do glitter ao hotel: ficou mais caro curtir o carnaval este ano?

  • 5

    Carnaval: bancos têm modo de proteção para golpes; veja como ativar nos apps

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Logo E-Investidor
Saque FGTS: veja 3 documentos necessários para o trabalhador avulso
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: onde consultar o recibo após a entrega da DASN?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: como efetuar o pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Bahia: veja o calendário de vencimento das parcelas
Imagem principal sobre o Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda MEI: como fazer a declaração de 2026?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Logo E-Investidor
Tele Sena de Carnaval 2026: campanha premiará até R$ 4,7 milhões
Imagem principal sobre o Bolsa Família: o que é o Benefício Primeira Infância (BPI)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: o que é o Benefício Primeira Infância (BPI)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: o que é o Benefício Extraordinário de Transição (BET)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: o que é o Benefício Extraordinário de Transição (BET)?
Últimas: Tempo Real
Dow Jones hoje fecha em alta com Bolsas de NY em meio a negociações entre Irã e EUA
Tempo Real
Dow Jones hoje fecha em alta com Bolsas de NY em meio a negociações entre Irã e EUA

Na volta de feriado dos EUA, o mercado também acompanhou o índice de atividade industrial Empire State

17/02/2026 | 12h29 | Por Beatriz Rocha
Bolsa de Tóquio fecha em baixa em dia de liquidez enfraquecida com feriados na Ásia
Tempo Real
Bolsa de Tóquio fecha em baixa em dia de liquidez enfraquecida com feriados na Ásia

Com liquidez reduzida por feriados na Ásia, ações de tecnologia e indústria lideram as perdas em Tóquio após PIB abaixo do esperado; na contramão, bolsa australiana avança 0,24%

17/02/2026 | 06h25 | Por Redação E-Investidor
Agenda de terça (17): emprego no Reino Unido, ZEW na Europa e atividade nos EUA ficam no radar
Tempo Real
Agenda de terça (17): emprego no Reino Unido, ZEW na Europa e atividade nos EUA ficam no radar

Mercado acompanha dados de trabalho britânicos, confiança de investidores na Alemanha e indicadores de atividade industrial e imobiliária nos Estados Unidos

17/02/2026 | 04h30 | Por Isabela Ortiz
Petróleo fecha em alta, com cautela às vésperas de diálogo entre EUA e Irã
Tempo Real
Petróleo fecha em alta, com cautela às vésperas de diálogo entre EUA e Irã

Investidores discutem a possibilidade de a Opep+ retomar a política de aumento da oferta a partir de abril e monitoram negociações sobre acordo nuclear

16/02/2026 | 18h30 | Por Arícia Martins

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador