O Ibovespa opera em desvalorização nesta sexta-feira (17). O índice registrava queda de 0,20% às 10h15 aos 109.264,67 pontos, ainda em reflexo das novas declarações do presidente Lula sobre a relação do governo com o Banco Central.
Em entrevista à CNN, o presidente afirmou que teria sido aconselhado a baixar o tom nas críticas à gestão da política monetária e disse que “não interessa brigar com um cidadão que é o presidente do BC”. Lula, porém, não deixou de espicaçar Campos Neto ao dizer que o levará a visitar os lugares mais miseráveis do país. “Ele tem que saber que, neste país, a gente tem que governar para pessoas que mais necessitam”, disse.
Lula também disse que, antes da autonomia do BC, havia diálogo com a autarquia. “Quando tinha que aumentar (juros), aumenta, não tem problema nenhum, mas você tinha que cuidar do outro lado”, disse, acrescentando que, como havia a TJLP, quando o BC aumentava os juros, o BNDES reduzia a taxa de longo prazo, para facilitar investimentos. “Você não precisa de briga pra isso, é só utilizar o bom senso”, afirmou. Veja os detalhes nesta reportagem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Após o alívio de ontem, o Ibovespa, o real e os juros futuros podem ser penalizados nesta sexta-feira pelo pessimismo externo que coloca dólar e juros fortes, enquanto as bolsas têm perdas generalizadas. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) brasileiro negociado em Nova York, caía no pré-mercado nesta manhã.
Ademais, no exterior, o clima é de cautela nos mercados internacionais diante ao temor de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) tenha que ser mais duro no ciclo de aperto monetário para combater a alta dos preços.