• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa: bolsa firma alta com NY, após dados dos EUA

Alta chegou a testar a marca dos 109 mil pontos, reduzindo as perdas semanais para a casa de 0,50%

Por Maria Regina Silva, Estadão Conteúdo

30/09/2022 | 11:47 Atualização: 30/09/2022 | 11:55

Ibovespa. Foto: REUTERS/Paulo Whitaker
Ibovespa. Foto: REUTERS/Paulo Whitaker

O Ibovespa engatou alta há pouco, após indefinição mais cedo, chegando a testar a marca dos 109 mil pontos, e reduzindo as perdas semanais para a casa de 0,50%, depois de recuar 1,70% até ontem. A melhora acompanha a tentativa de valorização de algumas bolsas americanas. Por lá, saiu o PMI de Chicago, que caiu abaixo de 50 em setembro. Em tese, pode pressionar menos o Fed para subir os juros de forma agressiva.

Leia mais:
  • Dólar hoje: moeda começa o dia pós-debate eleitoral em alta
  • Estamos migrando para economia tokenizada, diz presidente do BC
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos num momento em que um dado ruim, indicando desaceleração, pode ser bom, positivo para ativos de risco. No entanto, ainda vemos inflação elevada, como mostraram os dados dos Estados Unidos e da Europa informados hoje”, avalia Armstrong Hashimoto, sócio e operador da mesa de renda variável da Venice Investimentos.

Segundo Hashimoto, a melhora reflete mais uma tentativa de recomposição de alguns ativos após perdas recentes no último dia do mês e do terceiro trimestre. “Podem tentar algum movimento mais forte, mas sem nenhuma notícia específica.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O sócio da Venice cita a alta de quase 4% nos papéis da Vale, dando força ao Ibovespa. “É um ativo que está puxando, é uma ação que vem sofrendo muito, dá sinais de alívio”, completa. Apesar de ter avançado 0,07% hoje, o minério de ferro amarga perdas no trimestre em meio a dúvidas com a China. Nesta sexta, saíram dados com indicações distintas sobre a evolução econômica do gigante asiático. Já o petróleo tem instabilidade, com viés de queda.

Porém, o cenário de cautela ainda segue no radar lá fora, por temores recessivos, e aqui, por causa da eleição. Mais cedo, foram divulgados dados de inflação nos EUA e na Europa relativos a setembro, reforçando quadro elevado de preços, o que pode resultar em atitudes mais duras de política monetária.

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) – medida de inflação preferida do Fed – subiu 0,3% em agosto ante julho. O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 0,6% no mesmo período, vindo um pouco acima das expectativas de analistas, de 0,5%. Na comparação anual, o PCE subiu 6,2% em agosto e seu núcleo aumentou 4,9%. Já o CPI anual da zona do euro atingiu recorde de 10% em setembro, superando as expectativas.

“Essa leitura reforça a perspectiva de que o Banco Central Europeu deve conduzir um aperto monetário rígido nas próximas reuniões”, estima em nota o Bradesco.

Publicidade

Apesar da alta do indicador de inflação americano, Takeo, da Ouro Preto, avalia que o dado acabou por não influenciar os mercados de forma negativa expressiva por está se estar em um momento desfavorável. Segundo ele, se fosse em outro momento, talvez os mercadores reagiriam com mais força. “Os mercados já estão bastante negativos, avessos a risco. Se não estivesse tão negativo, a alta acima do esperado poderia mexer mais”, analisa.

De fato, a expectativa pelo primeiro turno das eleições no Brasil, no domingo, e a espera por sinais de política monetária, especialmente dos Estados Unidos, estão no radar.

Na avaliação do economista-chefe do BV, Roberto Padovani, há espaço para alguma recuperação dos preços, mas a agenda traz instabilidade. Além disso, acrescenta em comentário matinal, “é natural que o mercado fique mais cauteloso antes do fim de semana com as eleições.” O mercado repercute ainda as últimas pesquisas de intenção de voto para presidente da República e o debate dos presidenciáveis ontem à noite na TV Globo que, no entanto, não devem trazer reação forte.

Contudo, especialistas ouvidos pelo Broadcast afirmam que o mercado deve reagir com um pouco mais de força na segunda-feira, após o primeiro turno das eleições.

Publicidade

Às 11h31, o Ibovespa subia 1,08%, aos 108.824,81 pontos, após máxima intradia aos 109.022,08 pontos (alta de 1,26%) e mínima aos 107.315,15 pontos (-0,32%), depois de abrir aos 107.664,35 pontos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • bolsa
  • Brasil
  • EUA
  • Europa
  • fed
  • Ibovespa
  • Ibovespa. Ações
Cotações
16/12/2025 1h16 (delay 15min)
Câmbio
16/12/2025 1h16 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Os melhores cartões para viagens internacionais: compare custos e vantagens

  • 2

    Escândalos corporativos abalam confiança no Novo Mercado? Veja o que dizem especialistas em governança

  • 3

    Portfólio 3X: o ensinamento milenar do Talmude que atravessou crises e ainda protege o patrimônio hoje

  • 4

    Ibovespa hoje fecha acima de 162 mil pontos com prévia do PIB e expectativa por payroll dos EUA

  • 5

    O ano em que o bitcoin andou de lado e a memecoin de Trump disparou; veja o top 5 das criptos em 2025

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Lotofácil de hoje (15): R$ 1,8 MILHÃO EM JOGO; veja novo horário
Logo E-Investidor
Lotofácil de hoje (15): R$ 1,8 MILHÃO EM JOGO; veja novo horário
Imagem principal sobre o Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Logo E-Investidor
Aposentadoria por incapacidade permanente: o que é a Reabilitação Profissional
Imagem principal sobre o Nota fiscal terá dois novos impostos em 2026; saiba quais são
Logo E-Investidor
Nota fiscal terá dois novos impostos em 2026; saiba quais são
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de Minas Gerais?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram de Minas Gerais?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja quem recebe hoje (15/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja quem recebe hoje (15/12)
Imagem principal sobre o Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você já possui senha cadastrada
Logo E-Investidor
Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você já possui senha cadastrada
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quanto custa apostar em um bolão?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quanto custa apostar em um bolão?
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: quais são as obrigações fiscais?
Últimas: Tempo Real
Dívidas batem recorde pelo 11° mês consecutivo e travam planos de 80,6 milhões de brasileiros, segundo Serasa
Tempo Real
Dívidas batem recorde pelo 11° mês consecutivo e travam planos de 80,6 milhões de brasileiros, segundo Serasa

Número de brasileiros com contas em atraso segue no maior nível da história

15/12/2025 | 19h17 | Por Igor Markevich
Ouro fecha em leve alta com cautela de investidores; prata dispara com dólar fraco e aposta em juros mais baixos
Tempo Real
Ouro fecha em leve alta com cautela de investidores; prata dispara com dólar fraco e aposta em juros mais baixos

Metais reagem à expectativa por dados dos EUA e ao debate sobre o rumo da política monetária americana nos próximos meses

15/12/2025 | 16h48 | Por Isabella Pugliese Vellani e Pedro Lima
Azul (AZUL4) despenca 20% com temor de diluição massiva de acionistas
Tempo Real
Azul (AZUL4) despenca 20% com temor de diluição massiva de acionistas

Bradesco BBI e a Ágora Investimentos avaliam que acionistas atuais devem ser quase totalmente diluídos com plano de reorganização da aérea

15/12/2025 | 16h10 | Por Beatriz Rocha
Bolsas da Europa sobem no compasso dos bancos centrais e à espera dos dados dos EUA
Tempo Real
Bolsas da Europa sobem no compasso dos bancos centrais e à espera dos dados dos EUA

Bolsas avançam antes das decisões do BCE e do BoE, enquanto payroll e inflação americana entram no radar e notícias corporativas movimentam setores-chave

15/12/2025 | 15h14 | Por Isabella Vellani

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador