O Ibovespa hoje abriu em estabilidade, em leve alta de 0,07%, aos 126.227 pontos nesta quarta-feira (4). As atenções do mercado estão no pacote fiscal do governo em dia de tramitação na Câmara. Dados da produção industrial também ficam no radar – veja aqui a agenda completa do dia.
Os mercados internacionais sustentam bom humor no início desta manhã, mas o noticiário e indicadores pesam nas moedas e mercado de títulos. O principal índice da B3 hoje se apoia mais uma vez nas boa tração das commodities.
A demonstração de cautela no câmbio e nos juros pode refletir no Índice Bovespa hoje, em meio ao temor de que o desenrolar do pacote de corte de gastos no Congresso não seja dos mais fáceis.
A agenda do dia também requer atenção. No Brasil foi divulgada a produção industrial de outubro, sugerindo, no geral, arrefecimento da atividade no fim do ano, após o Produto Interno Bruto (PIB) forte do terceiro trimestre. Ainda assim, pode ser insuficiente para gerar algum alívio no índice hoje, dado que a curva futura já tem precificado Selic terminal a 15%.
O que fica no radar do Ibovespa hoje
Bolsas internacionais
A maioria das bolsas sobe na Europa e Nova York, mas o noticiário e indicadores pesam nas moedas e mercado de títulos. Os juros dos títulos da dívida da França avançam, no dia em que parlamentares votam o destino do primeiro-ministro Michel Barnier.
A libra acelerou queda ante o dólar, após o presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, afirmar que espera quatro cortes de juros no ano que vem. Já o euro se firmou em baixa ante o dólar após as leituras finais de PMIs compostos da região – zona do euro e Alemanha – confirmarem contração da atividade em novembro.
O PMI do Reino Unido caiu, mas superou a prévia e mostra ainda expansão. Na Coreia do Sul, o won ensaia recuperação após o Banco Central do país se comprometer com medidas de liquidez para ajudar os mercados em meio à crise política.
Produção industrial
Após o PIB mais forte do 3º trimestre reforçar a perspectiva de um Banco Central (BC) mais agressivo no aperto monetário – leia mais aqui –, investidoresacompanham dados da produção industrial, divulgados esta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A produção industrial caiu 0,2% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal. O resultado contrariou a mediana das expectativas de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 0,1%.
Em relação a outubro de 2023, a produção subiu 5,8%. Nessa comparação, sem ajuste, as estimativas variavam de um aumento de 3,2% a 7,8%, com mediana positiva de 6,0%. No acumulado do ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma alta de 3,4%. Em 12 meses, a produção acumula elevação de 3,0%.
Commodities
O petróleo avança em torno de 0,20% em meio à notícia de que a Arábia Saudita pretende prorrogar os cortes na produção da commodity. Já o minério de ferro fechou em alta de 0,43% nos mercados de Dalian, na China.
Publicidade
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) recuavam 0,21% no pré-mercado de Nova York, por volta das 10h05 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) cediam 0,14% no mesmo horário.
Confira aqui a agenda completa das empresas nesta quarta-feira
Pacote fiscal
A tramitação na Câmara do pacote de aperto fiscal fica sob os holofotes nesta quarta-feira. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), protocolou dois requerimentos de urgência para o pacote. As urgências enfrentam resistência na Câmara.
Nos bastidores, líderes de bancadas indicam insatisfação com as novas exigências do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a execução das emendas parlamentares. E o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto de regulamentação da reforma tributária, disse na terça-feira (3) que o esforço será por apresentar o relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa hoje.