• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje abre estável em dia decisivo para o pacote fiscal; produção industrial também requer atenção do investidor

A demonstração de cautela no câmbio e nos juros também pode refletir no Índice hoje

Por Luciana Xavier, Silvana Rocha, Maria Regina Silva e Camilly Rosaboni

04/12/2024 | 10:15 Atualização: 04/12/2024 | 10:35

Ibovespa. (Foto: Adobe Stock)
Ibovespa. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje abriu em estabilidade, em leve alta de 0,07%, aos 126.227 pontos nesta quarta-feira (4). As atenções do mercado estão no pacote fiscal do governo em dia de tramitação na Câmara. Dados da produção industrial também ficam no radar – veja aqui a agenda completa do dia.

Leia mais:
  • Veja os cuidados para fazer um bom negócio ao investir em imóveis de multipropriedades
  • Pacote de Haddad vai cobrar imposto sobre dividendos, mas não da maneira que você pensa
  • Vale: gastos com acordo de tragédias disparam 1.180% no 4º trimestre
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os mercados internacionais sustentam bom humor no início desta manhã, mas o noticiário e indicadores pesam nas moedas e mercado de títulos. O principal índice da B3 hoje se apoia mais uma vez nas boa tração das commodities.

A demonstração de cautela no câmbio e nos juros pode refletir no Índice Bovespa hoje, em meio ao temor de que o desenrolar do pacote de corte de gastos no Congresso não seja dos mais fáceis.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A agenda do dia também requer atenção. No Brasil foi divulgada a produção industrial de outubro, sugerindo, no geral, arrefecimento da atividade no fim do ano, após o Produto Interno Bruto (PIB) forte do terceiro trimestre. Ainda assim, pode ser insuficiente para gerar algum alívio no índice hoje, dado que a curva futura já tem precificado Selic terminal a 15%.

O que fica no radar do Ibovespa hoje

Bolsas internacionais

A maioria das bolsas sobe na Europa e Nova York, mas o noticiário e indicadores pesam nas moedas e mercado de títulos. Os juros dos títulos da dívida da França avançam, no dia em que parlamentares votam o destino do primeiro-ministro Michel Barnier.

A libra acelerou queda ante o dólar, após o presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, afirmar que espera quatro cortes de juros no ano que vem. Já o euro se firmou em baixa ante o dólar após as leituras finais de PMIs compostos da região – zona do euro e Alemanha – confirmarem contração da atividade em novembro.

  • Leia também: como está o dólar hoje?

O PMI do Reino Unido caiu, mas superou a prévia e mostra ainda expansão. Na Coreia do Sul, o won ensaia recuperação após o Banco Central do país se comprometer com medidas de liquidez para ajudar os mercados em meio à crise política.

Produção industrial

Após o PIB mais forte do 3º trimestre reforçar a perspectiva de um Banco Central (BC) mais agressivo no aperto monetário – leia mais aqui –, investidores acompanham dados da produção industrial, divulgados esta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A produção industrial caiu 0,2% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal. O resultado contrariou a mediana das expectativas de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 0,1%.

Em relação a outubro de 2023, a produção subiu 5,8%. Nessa comparação, sem ajuste, as estimativas variavam de um aumento de 3,2% a 7,8%, com mediana positiva de 6,0%. No acumulado do ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma alta de 3,4%. Em 12 meses, a produção acumula elevação de 3,0%.

Commodities

O petróleo avança em torno de 0,20% em meio à notícia de que a Arábia Saudita pretende prorrogar os cortes na produção da commodity. Já o minério de ferro fechou em alta de 0,43% nos mercados de Dalian, na China.

Publicidade

Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) recuavam 0,21% no pré-mercado de Nova York, por volta das 10h05 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) cediam 0,14% no mesmo horário.

  • Confira aqui a agenda completa das empresas nesta quarta-feira

Pacote fiscal

A tramitação na Câmara do pacote de aperto fiscal fica sob os holofotes nesta quarta-feira. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), protocolou dois requerimentos de urgência para o pacote. As urgências enfrentam resistência na Câmara.

Nos bastidores, líderes de bancadas indicam insatisfação com as novas exigências do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a execução das emendas parlamentares. E o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto de regulamentação da reforma tributária, disse na terça-feira (3) que o esforço será por apresentar o relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa hoje.

*Com informações do Broadcast

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
Cotações
11/05/2025 17h29 (delay 15min)
Câmbio
11/05/2025 17h29 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 8 carnes baratas para preparar no Dia das Mães
Logo E-Investidor
8 carnes baratas para preparar no Dia das Mães
Imagem principal sobre o Bobbie Goods e outros 8 hobbies para ganhar dinheiro ainda hoje
Logo E-Investidor
Bobbie Goods e outros 8 hobbies para ganhar dinheiro ainda hoje
Imagem principal sobre o Quanto custa almoçar fora no Dia das Mães em São Paulo?
Logo E-Investidor
Quanto custa almoçar fora no Dia das Mães em São Paulo?
Imagem principal sobre o Golpes no Dia das Mães: confira os mais comuns e como evitá-los
Logo E-Investidor
Golpes no Dia das Mães: confira os mais comuns e como evitá-los
Imagem principal sobre o Bebê Reborn: quanto custa a boneca que virou febre no TikTok
Logo E-Investidor
Bebê Reborn: quanto custa a boneca que virou febre no TikTok
Imagem principal sobre o Como conseguir um trabalho home office? Estes 5 sites podem te ajudar
Logo E-Investidor
Como conseguir um trabalho home office? Estes 5 sites podem te ajudar
Imagem principal sobre o Quem pode trabalhar em home office? Veja 6 profissões ideais
Logo E-Investidor
Quem pode trabalhar em home office? Veja 6 profissões ideais
Imagem principal sobre o Dia das Mães: como fazer um almoço especial sem estourar o orçamento?
Logo E-Investidor
Dia das Mães: como fazer um almoço especial sem estourar o orçamento?
Últimas: Tempo Real
Dia das Mães: 5 dicas de como conciliar maternidade e negócios
Tempo Real
Dia das Mães: 5 dicas de como conciliar maternidade e negócios

Empreendedoras brasileiras explicam como transformar desafios em oportunidades e construir negócios criativos

10/05/2025 | 08h00 | Por Camilly Rosaboni
Restituição do IR 2025: 6 milhões já estão na lista de prioridade; veja como entrar
Tempo Real
Restituição do IR 2025: 6 milhões já estão na lista de prioridade; veja como entrar

Veja como garantir prioridade no recebimento e tire dúvidas sobre Pix, malha fina e datas

10/05/2025 | 07h25 | Por Isabela Ortiz
Calendário econômico da semana: balanços de pesos pesados da Bolsa e ata do Copom marcam agenda; veja o que acompanhar
Tempo Real
Calendário econômico da semana: balanços de pesos pesados da Bolsa e ata do Copom marcam agenda; veja o que acompanhar

Empresas como a Petrobras, Banco do Brasil e Azul divulgam seus resultados do 1° tri nos próximos dias

10/05/2025 | 07h15 | Por Cecília Mayrink
Banco do Brasil (BBAS3) adia divulgação do balanço do 1º tri; veja a nova data
Tempo Real
Banco do Brasil (BBAS3) adia divulgação do balanço do 1º tri; veja a nova data

Mudança tem o objetivo de conciliar a agenda da presidente da instituição, Tarciana Medeiros

09/05/2025 | 19h29 | Por Amélia Alves
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador