Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre em queda após PIB e inflação no País

Queda firme das commodities e taxação de produtos importados devem agitar o indicador nesta terça-feira

Ibovespa hoje: índice abre em queda após PIB e inflação no País
Ibovespa. (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa, principal índice da B3, abriu em queda de 0,39%, aos 121.550 pontos, nesta terça-feira (4). A abertura dos negócios ocorre com atenções voltadas números do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e a dados complementares da inflação semanal.

Após encerrar o quarto pregão seguido em queda na última segunda-feira (3), o indicador deve seguir pressionado pela queda firme do petróleo — que enfrenta seu menor preço em quatro meses após decisão dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) —, recuo de 2,11% do minério de ferro e desvalorização das bolsas internacionais.

As ações de varejistas também devem movimentar o Ibovespa com a possível taxação de produtos importados até US$ 50, que deve ser analisada pelo Senado nesta terça-feira (4).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Há pouco, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB brasileiro cresceu 0,8% no primeiro trimestre deste ano, somando R$ 2,7 trilhões, na comparação com o quarto trimestre de 2023. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento dos três primeiros meses foi de 2,5%. O resultado superou a expectativa de crescimento, que era de 0,7% neste recorte.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou em duas das sete capitais pesquisadas ao final de maio. O indicador fechou o mês anterior com alta de 0,53%, ante 0,49% na terceira quadrissemana e 0,42% no encerramento de abril.

Nos Estados Unidos, as atenções ficam na pesquisa de ofertas de emprego e desligamento de funcionários (JOLTS, na sigla em inglês) sobre a abertura de postos de trabalho e nas encomendas à indústria.

*Com informações do Broadcast

Publicidade