O mau humor do mercado foi visto nas Bolsas desde a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que subiu 0,5% em janeiro ante dezembro, segundo dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho. Na comparação anual, o avanço foi de 3,0% em janeiro. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam altas de 0,3% e 2,9%, respectivamente. Em NY, o Dow Jones e o S&P 500 caíram 0,50% e 0,27%, respectivamente. O Nasdaq, por sua vez, virou para o positivo durante a tarde e fechou em alta de 0,03%.
Desdobramentos da guerra comercial também seguiram no radar dos investidores. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que o país responderá “de maneira extremamente forte e firme” caso os EUA confirmem a imposição de tarifas sobre o aço, alumínio e outros produtos canadenses, conforme prometido anteriormente. “Não queremos entrar em uma guerra comercial com os EUA, mas se eles insistirem nisso, reagiremos”, declarou ele durante coletiva de imprensa.
Por aqui, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, disse que o estabelecimento de cotas para importação de aço pelos EUA seria uma boa alternativa a ser negociada depois de o governo norte-americano colocar tarifa de 25% sobre o produto.
No Ibovespa hoje, as ações do Carrefour (CRFB3), Vamos (VAMO3) e Tim (TIMS3) se destacaram no campo positivo, em alta de 2,68%, 2,42% e 2,19%, respectivamente.
Na véspera, Carrefour Brasil informou que o seu controlador, o Carrefour da França, submeteu uma proposta para fechar o capital da companhia brasileira e transformá-la em sua subsidiária integral. Caso a operação seja aprovada, haverá a deslistagem da empresa do Novo Mercado e a retirada do seu registro, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como companhia aberta na categoria “A” – aquela que pode emitir ações – veja detalhes nesta matéria.
Do lado oposto, entre as maiores perdas na principal referência da B3, estiveram os papéis da Braskem (BRKM5), que tombaram 5,40%. Ativos da Hapvida (HAPV3) e CSN (CSNA3) também se saíram mal, caindo 7,17% e 5,52%, respectivamente.
No mercado de câmbio doméstico, o dólar hoje fechou em queda 0,08% cotado a R$ 5,7631. Na véspera, a moeda americana encerrou o dia em baixa de 0,31%, a R$ 5,7678.
*Com informações do Broadcast