Publicidade

Tempo Real

Cautela do mercado externo com juros e queda de commodities contaminam a Bolsa

As duas principais companhias do Ibovespa, Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3), recuam no pregão de hoje

Cautela do mercado externo com juros e queda de commodities contaminam a Bolsa
Foto: Envato Elements
O que este conteúdo fez por você?
  • Na Europa, o Santander lucrou mais que o esperado no primeiro trimestre, mas as provisões aumentaram, enquanto o UBS frustrou as estimativas de lucro e receita.
  • Por ora, a expectativa é de manutenção da Selic em 13,75% no Copom de maio, mas o mercado ficará de olho comunicado.

O quadro de cautela no exterior contamina o Ibovespa, que já vem de queda na véspera (-0,40%, aos 103.946,58 pontos). As bolsas internacionais cedem, bem como as commodities. O petróleo recua mais de 2% e o minério de ferro fechou em baixa de 1,86% em Dalian, na China, pesando nas principais ações do Índice Bovespa: Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3).

Após abrir aos 103.946,58 pontos e atingir mínima aos 102.748,54 pontos (-1,15%), o Ibovespa reduziu um pouco o ritmo de baixa. Às 12h24, o índice recuava 0,89%, aos 103.023,41 pontos.

Em Nova York, o Dow Jones diminuía a queda, mas os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) aceleravam as perdas. Segue no radar a possibilidade de desaceleração econômica nos Estados Unidos ao mesmo tempo em que há o temor de juros mais altos por mais tempo do que o imaginado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O índice de confiança do consumidor do país medido pelo Conference Board, por exemplo, recuou de 104,0 em março a 101,3 em abril (previsão: 104). Já as vendas de moradias nos EUA subiram. “Existe a possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos ainda que leve, mas o mercado não digere muito bem. As incertezas com bancos continuam”, avalia Alan Dias Pimentel, especialista em renda variável da Blue3 Investimentos, ao Broadcast.

Na Europa, o Santander lucrou mais que o esperado no primeiro trimestre, mas as provisões aumentaram, enquanto o UBS frustrou as estimativas de lucro e receita. O Santander Brasil, por sua vez, registrou lucro líquido gerencial (que desconsidera o ágio de aquisições) de R$ 2,140 bilhões entre janeiro e março de 2023. O lucro ficou 7,9% acima da estimativa do Prévias Broadcast. As Units (ativo que concentra duas ou mais ações de uma empresa negociadas em conjunto) do Santander miravam alta de 1,25% perto de 11h30.

Nos EUA, saíram alguns balanços que agradaram, mas o foco mesmo fica no setor de tecnologia. Após o fechamento dos mercados, sairão os números das big techs (Alphabet, controladora do Google, e Microsoft).

No Brasil, as vendas fracas do varejo em fevereiro penalizam as ações do setor no Ibovespa, enquanto os investidores monitoram a participação do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Por ora, o banqueiro sinaliza que não baixará a guarda em relação à queda dos juros – veja mais detalhes aqui.

Publicidade

A expectativa é de manutenção da Selic em 13,75% na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de maio, mas o mercado ficará de olho comunicado. Também nos EUA, o grande foco será a comunicação do Federal Reserve (Fed, o banco central do país), em meio a apostas de um novo aumento de 0,25 ponto porcentual nos juros.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>