O Ibovespa opera próximo à estabilidade nesta terça-feira (17), impulsionado pela alta das ações da Petrobras (PETR3;PETR4). Às 14h19, a principal referência da B3 avançava 0,08%, aos 116.627,48 pontos, oscilando entre máxima a 116.915,14 pontos e mínima a 115.563,93 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York operam em baixa, com Nasdaq em queda de 0,20%, enquanto S&P 500 e Dow Jones têm perdas de 0,07% e 0,03%, respectivamente. No dia, foram divulgados dados sobre vendas no varejo do país, que subiram 0,7% em setembro ante agosto, a US$ 704,9 bilhões, bem acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,3% no período.
Já a Bolsa brasileira é beneficiada pela valorização dos papéis da Petrobras (PETR3;PETR4), que sobem mais de 2%, após a empresa informar que bateu recorde trimestral de produção operada de óleo e gás no terceiro trimestre deste ano, com marca de 3,98 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), alta de 7,8% ante o trimestre anterior.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaques positivos do dia, também está a ação da MRV (MRVE3), que lidera os ganhos do Ibovespa. O movimento ocorre depois de o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, decidir retirar de pauta o processo que discute a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e pode afetar construtoras. A análise, antes prevista para 18 de outubro, foi reagendada para 8 de novembro.
Na ponta contrária, ações de varejistas, como Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3), figuram entre as principais baixas do dia, pressionadas pelo movimento de DIs (depósitos interfinanceiros) e dos Treasuries (títulos públicos americanos).
Na segunda-feira (16), o Ibovespa fechou em alta de 0,67%, aos 116.533,85 pontos, com ganhos da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4).
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.