Tempo Real

Ibovespa hoje: índice fecha em leve alta após apoio de Febraban a Haddad

Falas do ministro da Fazenda têm agradado o mercado e os presidentes dos maiores bancos do país

Ibovespa hoje: índice fecha em leve alta após apoio de Febraban a Haddad
Prédio da B3. (Foto: Maria Clara Matos/E-Investidor)

Ibovespa fechou em leve alta nesta sexta-feira (14), após operar próximo à estabilidade ao longo da tarde. A principal referência da B3 terminou a sessão em valorização de 0,08%, aos 119.662,38 pontos, após oscilar entre máxima, a 120.213,65 pontos, e mínima, a 118.828,08 pontos. O dólar, por sua vez, seguiu o desempenho positivo dos últimos dias e encerrou em alta de 0,28%, cotado a R$ 5,38.

Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York fecharam mistas. O Nasdaq subiu 0,12% e renovou seu recorde histórico de fechamento, enquanto S&P 500  e Dow Jones registraram perdas de 0,04% e 0,15%, respectivamente. Mais cedo, foi divulgado o índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, elaborado pela Universidade de Michigan, que caiu para 65,6 em junho, ante 69,1 em maio. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam aumento do índice a 73 neste mês.

Por aqui, o foco esteve na reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com os presidentes dos maiores bancos privados do País. Ao final do encontro, em coletiva de imprensa, Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), disse que os banqueiros deixaram a reunião convencidos de que Haddad está engajado em buscar o equilíbrio das contas públicas e mostra uma disposição firme em dialogar em busca desse objetivo com o governo e o Congresso Nacional. Mais detalhes podem ser conferidos nesta reportagem do Estadão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Se Haddad continuar dando declarações sobre controlar os gastos, consigo enxergar um cenário mais otimista aí para a nossa Bolsa”, destaca Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos. Na quinta-feira (13), o ministro, junto com Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, já havia declarado que as equipes econômicas do governo estão concentradas em uma reavaliação “ampla, geral e irrestrita das despesas do País”.

Olhando para a Bolsa brasileira, o dia foi negativo para ações de grande peso como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4). Os papéis da mineradora recuaram e contrariaram a alta do minério de ferro, que encerrou em valorização de 1,97% na Bolsa chinesa de Dalian. Enquanto isso, as ações da petroleira acompanharam o desempenho negativo dos contratos futuros de petróleo na sessão, que fecharam em baixa, colocando fim à sequência de quatro pregões de alta.

Entre os maiores ganhos do dia, estiveram as ações da MRV (MRVE3), apoiadas pelo alívio nos juros futuros. Os papéis da empresa também tentaram se recuperar das perdas sofridas na quinta-feira (13), quando cederam 4,48% e lideraram as baixas do Ibovespa. O mesmo movimento de correção foi observado pelos papéis da Vamos (VAMO3), que também subiram tentando apagar parte das perdas da véspera.

Em contrapartida, as ações da Embraer (EMBR3) ficaram entre os principais destaques negativos do pregão, em um movimento de realização de lucros. Mesmo com a baixa desta sexta-feira, os papéis da empresa acumulam ganhos de 4,17% em junho, de 68,60% em 2024 e de 85% nos últimos 12 meses.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.