Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice fecha no campo positivo com suporte da Petrobras

Ações de frigoríficos, como JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3), figuraram entre as maiores altas do dia

Ibovespa hoje: índice fecha no campo positivo com suporte da Petrobras
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (18), registrando o quarto pregão de ganhos do mês. Com a ajuda das ações da Petrobras (PETR4;PETR3), a principal referência da B3 encerrou em valorização de 0,41%, aos 119.630,44 pontos, após oscilar entre máxima, a 120.108,98 pontos, e mínima, a 118.872,22 pontos.

Pela manhã, investidores repercutiram a entrevista de Luiz Inácio Lula da Silva à Rádio CBN. O presidente reiterou que a escolha do novo dirigente do Banco Central em substituição a Roberto Campos Neto terá um perfil com foco no crescimento do País e “que não vai se submeter à pressões do mercado”.

“Mais cedo, tivemos um discurso do Lula em relação ao Campos Neto, com críticas bem duras a ele, mas não acredito que isso tenha mexido no mercado, que está em compasso de espera pela decisão de taxas de juros amanhã pelo Comitê de Política Monetária (Copom)”, destaca Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O dia na Bolsa brasileira foi marcado pela alta de ações de grande peso para o Ibovespa, como os papéis da Petrobras (PETR4;PETR3) e da Vale (VALE3). Os ativos da petroleira foram impulsionados pela notícia de que a empresa fechou um acordo de R$ 19,8 bilhões com a Receita Federal, conforme antecipado pela Coluna do Estadão. A negociação foi firmada para encerrar litígios da estatal no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf),

Entre as maiores altas do pregão, estiveram as ações de frigoríficos, como BRF (BRFS3), JBS (JBSS3) e Minerva (BEEF3). Ao Broadcast, João Gabriel Abdouni, analista da Levante Corp, destacou que a decisão da China de abrir uma investigação antidumping sobre importações de carne suína da União Europeia favorece a BRF e gera um “repique” positivo para os pares do setor.

Na ponta negativa do Ibovespa, os papéis da Azul (AZUL4) figuraram entre as maiores baixas do dia. Além do dólar, que seguiu forte, pesou contra a companhia aérea a alta do petróleo e dos juros futuros, que dificultam a desalavancagem de empresas do setor. Ao Broadcast, Hugo Queiroz, sócio diretor da L4 Capital, explicou que trata-se de um negócio de margem apertada e volátil. “O risco financeiro é muito latente. Não tem nenhum grande atrativo para o investidor manter posição em companhia aérea”, diz.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>