Painel do Ibovespa. (Foto: Werther Santana/Estadão)
O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (03), na contramão do dólar, que chegou a superar a cotação de R$ 5,16. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 1,42%, aos 113.419,04 pontos, após alcançar máxima a 115.055,63 pontos e mínima a 113.150,89 pontos.
O dia também foi negativo para as Bolsas de Nova York, que tiveram perdas acima de 1% após dados de emprego dos Estados Unidos. De acordo com o relatório Jolts, publicado pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a abertura de postos de trabalho no país cresceu para 9,61 milhões em agosto, acima do esperado pelo mercado.
O resultado intensificou as apostas por mais um aperto monetário por parte do Federal Reserve (Fed) ainda neste ano. Com isso, os juros dos Treasuries (títulos públicos americanos) voltaram a disparar e alcançaram máximas desde 2007 na ponta longa. O dólar acompanhou o movimento e subiu mais de 1,5% na sessão, em meio à resiliência do mercado de trabalho dos Estados Unidos.
Apesar dos contratos futuros do petróleo terem se recuperado ao longo desta terça e fechado em leve alta, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) recuaram, especialmente no final do pregão, quando o Ibovespa chegou às mínimas do dia. “Os papéis da estatal passam por realização, dissolvendo os ganhos acumulados nos últimos trinta dias”, disse o economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti, ao Broadcast.
No entanto, quem liderou as perdas do índice no dia foram os papéis do setor de varejo, sensíveis a expectativas por juros altos. Dentro do segmento, Casas Bahia (BHIA3) registrou a maior baixa, seguida por Magazine Luiza (MGLU3) e Petz (PETZ3). Nesta terça, a ex-Via (VIIA3) passou por uma reunião decisiva com credores, onde os investidores aprovaram a não antecipação do vencimento de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).
Do lado oposto, os papéis da Natura (NTCO3) lideraram os ganhos do Ibovespa, refletindo o entusiasmo do mercado em relação à possibilidade da venda da The Body Shop, rede de cosméticos do grupo, ser fechada até o fim deste mês, conforme apurado pelo Broadcast. Os relatos são de que a disputa pela empresa ganhou nas últimas horas um novo interessado, a gestora Aurelius Group, dona da rede de farmácias Lloyds no Reino Unido.
Na segunda-feira (02), o Ibovespa fechou em baixa de 1,29%, aos 115.056,86 pontos, acompanhando a desvalorização dos preços do petróleo e a consequente queda das ações da Petrobras.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.