O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (03), na contramão do dólar, que chegou a superar a cotação de R$ 5,16. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 1,42%, aos 113.419,04 pontos, após alcançar máxima a 115.055,63 pontos e mínima a 113.150,89 pontos.
Leia também
O dia também foi negativo para as Bolsas de Nova York, que tiveram perdas acima de 1% após dados de emprego dos Estados Unidos. De acordo com o relatório Jolts, publicado pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a abertura de postos de trabalho no país cresceu para 9,61 milhões em agosto, acima do esperado pelo mercado.
O resultado intensificou as apostas por mais um aperto monetário por parte do Federal Reserve (Fed) ainda neste ano. Com isso, os juros dos Treasuries (títulos públicos americanos) voltaram a disparar e alcançaram máximas desde 2007 na ponta longa. O dólar acompanhou o movimento e subiu mais de 1,5% na sessão, em meio à resiliência do mercado de trabalho dos Estados Unidos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar dos contratos futuros do petróleo terem se recuperado ao longo desta terça e fechado em leve alta, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) recuaram, especialmente no final do pregão, quando o Ibovespa chegou às mínimas do dia. “Os papéis da estatal passam por realização, dissolvendo os ganhos acumulados nos últimos trinta dias”, disse o economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti, ao Broadcast.
No entanto, quem liderou as perdas do índice no dia foram os papéis do setor de varejo, sensíveis a expectativas por juros altos. Dentro do segmento, Casas Bahia (BHIA3) registrou a maior baixa, seguida por Magazine Luiza (MGLU3) e Petz (PETZ3). Nesta terça, a ex-Via (VIIA3) passou por uma reunião decisiva com credores, onde os investidores aprovaram a não antecipação do vencimento de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).
Do lado oposto, os papéis da Natura (NTCO3) lideraram os ganhos do Ibovespa, refletindo o entusiasmo do mercado em relação à possibilidade da venda da The Body Shop, rede de cosméticos do grupo, ser fechada até o fim deste mês, conforme apurado pelo Broadcast. Os relatos são de que a disputa pela empresa ganhou nas últimas horas um novo interessado, a gestora Aurelius Group, dona da rede de farmácias Lloyds no Reino Unido.
Na segunda-feira (02), o Ibovespa fechou em baixa de 1,29%, aos 115.056,86 pontos, acompanhando a desvalorização dos preços do petróleo e a consequente queda das ações da Petrobras.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.