Painel do Ibovespa. (Foto: Werther Santana/Estadão)
O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira (11), após a divulgação de dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,15%, aos 130.648,75 pontos, após oscilar entre máxima a 131.307,69 pontos e mínima a 129.897,76 pontos.
Enquanto nos Estados Unidos investidores acompanharam a divulgação do índice de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), que subiu 0,3% em dezembro ante novembro, no Brasil o destaque foi a publicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro, que chegou a 0,56% no mês. Dessa forma, a inflação no País fechou 2023 com alta acumulada de 4,62%.
Na Bolsa brasileira, as ações da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do Ibovespa, fecharam em alta, em ajuste técnico, após caírem na véspera. Nesta quinta, o minério de ferro encerrou estável cotado a US$ 136,15 por tonelada, em Dalian, na China. O petróleo, por sua vez, terminou o dia em alta, após a apreensão de um navio no Mar Vermelho impulsionar temores de escalada de conflitos no Oriente Médio.
As ações da Eletrobras (ELET3;ELET6) também figuraram entre os destaques positivos do dia, repercutindo a aprovação da incorporação de Furnas ao capital da empresa, após Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada nesta quinta, segundo fontes ouvidas pelo Broadcast.
Em contrapartida, as ações da MRV (MRVE3) registram a maior baixa do índice e fecharam o dia em baixa de 11,78%. Considerando o acumulado de 2024, as perdas dos papéis da empresa também são as maiores da principal referência da B3. De acordo com a análise de Victor Bueno, sócio da Nord Research, em entrevista ao Broadcast, o movimento é justificado pela Medida Provisória da reoneração da folha de pagamentos para as construtoras.
Na quarta-feira (10), o principal índice da B3 encerrou a sessão em queda de 0,46%, aos 130.841,09 pontos, com pressão de commodities.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.