Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje fecha em queda com pressão de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4)

Ações da Hapvida (HAPV3) e da Yduqs (YDUQ3) disputaram a ponta negativa do índice no pregão

Ibovespa hoje fecha em queda com pressão de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4)
O Ibovespa é o principal índice da B3. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Ibovespa hoje fechou em queda, pressionado pelo desempenho de ações de grande peso, como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4). Nesta quinta-feira (17), a principal referência da B3 encerrou o pregão em baixa de 0,73% aos 130.793,41 pontos, depois de oscilar entre máxima a 131.715,84 pontos e mínima a 129.901,94 pontos.

Mais uma vez, os investidores se frustraram com os anúncios de estímulo econômico pelo governo chinês, após o ministro da Habitação e Desenvolvimento Urbano e Rural da segunda maior economia do mundo, Ni Hong, dizer que Pequim aumentou a escala de empréstimos para incorporadoras qualificadas até o fim de 2024. O mercado esperava o anúncio de alguma medida nova de incentivo fiscal, o que não ocorreu.

Com isso, o minério de ferro despencou 5,99% na Bolsa chinesa de Dalian, o que também prejudicou as ações da Vale (VALE3), de maior peso para o Ibovespa, que terminaram o dia em queda de 2,53%. As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) foram outras que sofreram no pregão: enquanto as ordinárias (PETR3) recuaram 0,47%, as preferenciais (PETR4) caíram 0,75%, mesmo após os contratos futuros do petróleo fecharem o pregão em alta e quebrarem a sequência de queda registrada nas últimas quatro sessões.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as principais perdas do dia, estiveram ações cíclicas, mais sensíveis aos ciclos econômicos, que foram pressionadas pelo avanço dos juros futuros. Hapvida (HAPV3)Yduqs (YDUQ3) disputaram a ponta negativa,  registrando perdas de 3,63% e 3,59%, respectivamente.

Do lado oposto, os papéis BRF (BRFS3) subiram 2,66% e tiveram a maior alta do Ibovespa hoje. Marfrig (MRFG3) também se destacou e avançou 2,54%. As empresas são beneficiadas pelo alta cotação do dólar, já que são exportadoras.

“Observo que, no cenário doméstico, a incerteza sobre as contas públicas e a falta de clareza no cumprimento das metas fiscais para 2024 aumentam a pressão sobre o dólar. Além disso, a percepção de um risco fiscal alto no Brasil  eleva as taxas de juros futuros, já que o mercado prevê a necessidade de um custo de capital maior para mitigar esses riscos”, afirma Anderson Silva, head da mesa de renda variável e sócio da GT Capital.

Como é calculado o índice Ibovespa?

O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade

*Com informações do Broadcast