Ibovespa, o principal índice da B3. (Fotoa: Adobe Stock)
O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (17), em meio à cautela antes da decisão de juros do Comitê de Política Monetária (Copom), programada para quarta-feira (19). A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,44%, aos 119.137,86 pontos, após oscilar entre máxima, a 119.663,06 pontos, e mínima, aos 118.685,10 pontos.
Com ruídos em torno da condução da política fiscal brasileira, o mercado elevou a projeção da Selic para 2024, a 10,50% ao ano (a.a), conforme mostra a última edição do Boletim Focus. Há uma semana, a projeção estava em 10,25% a.a e, há um mês, o patamar era de 10% a.a.
Para Hemelin Mendonça, especialista em mercado de capitais e sócia da AVG Capital, as preocupações fiscais também afetaram o desempenho da Bolsa brasileira nesta segunda-feira (17). “O governo tendo um posicionamento desarticulado e embates com o Congresso faz com que os investidores fiquem um pouco mais receosos e gera um menor apetite ao risco. Temos muitos estrangeiros saindo da Bolsa, o que faz com que tenha mais volatilidade nos papéis também”, afirma a analista.
Entre os principais destaques negativos do pregão, estiveram papéis cíclicos, mais sensíveis aos juros altos, como Magazine Luiza (MGLU3), Assaí (ASAI3) e Yduqs (YDUQ3). Quem também sofreu foram as ações da Braskem (BRKM5), que chegaram a atingir a menor cotação desde dezembro do ano passado. Ao Broadcast, Gabriel Bassotto, analista-chefe da Simpla Club, explicou que não houve nenhuma notícia que justificasse a baixa dos papéis nesta segunda-feira (17).
Do lado oposto, os papéis de grandes ficaram entre as maiores altas da sessão, com destaque para o Itaú (ITUB4), que liderou os ganhos do setor, após o Morgan Stanley elevar a recomendação das ações da empresa negociadas na Bolsa de Nova York de equal-weight (equivalente à neutra) para overweight (equivalente à compra).
Em Wall Street, os índices tiveram um desempenho diferente do Ibovespa e encerraram em alta. Nasdaq e S&P 500 subiram 0,95% e 0,77%, respectivamente, renovando recordes históricos de fechamento, enquanto Dow Jones avançou 0,49%. As Bolsas ganharam fôlego após o presidente do Federal Reserve (Fed) da Filadélfia, Patrick Harker, afirmar que um corte de juros nos Estados Unidos até o fim deste ano “seria apropriado”. O dirigente, no entanto, ponderou que esse cenário pode mudar a depender dos próximos indicadores econômicos do país.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.