O Ibovespa hoje segue em baixa motivada principalmente pelo desempenho negativo de dois de seus principais componentes: Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3). Às 15h08 desta quinta-feira (17), a referência da B3 recua 0,76% aos 130.743,39 pontos, depois de oscilar entre máxima a 131.715,84 pontos e mínima a 129.901,94 pontos.
Leia também
As perdas das ações de maior peso para o índice são motivadas pela queda das commodities. Os papéis da Vale (VALE3) cedem 2,37% após o minério de ferro despencar 5,99% na Bolsa chinesa de Dalian. Investidores se decepcionaram com mais um anúncio do governo da China para impulsionar a economia do país. As iniciativas, dessa vez, trataram especificamente do setor imobiliário, mas não detalharam qual seria o tamanho do incentivo.
As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) também sofrem no pregão: enquanto as ordinárias (PETR3) recuam 0,71%, as preferenciais (PETR4) cedem 1,18%. O movimento acompanha mais uma sessão de queda dos preços do petróleo no exterior, diante da decepção com as medidas chinesas. As ações de outras petroleiras, como Prio (PRIO3) e Petrorecôncavo (RECV3), vão na mesma direção, recuando 0,07% e 0,79%, respectivamente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaques negativos do dia, estão os papéis da Hapvida (HAPV3), que cedem 3,11% e lideram as perdas do Ibovespa hoje, sendo os ativos mais negociados da sessão. A desvalorização das ações da empresa, bem como de outras sensíveis ao ciclo econômico (cíclicas), está associada à alta dos juros futuros.
Na ponta oposta, os papéis BRF (BRFS3) sobem 2,92% e registram a maior alta do Ibovespa hoje. Marfrig (MRFG3) também se destaca e avança 2,17%, “Estamos vendo uma retomada do setor de frigoríficos nas últimas sessões. As ações estão descontadas e não acompanharam o entusiasmo do mercado com estímulos da China no começo do mês”, explicou Gustavo Bertotti, head de renda variável na Fami Capital, ao Broadcast.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast
Publicidade