• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa: bolsa sobe e tem máximas em 117 mil com NY e político local

Às 11h35, o Ibovespa subia 0,82%, aos 117.228,14 pontos, após avanço de 117.366,58 pontos, na máxima

Por Maria Regina Silva, Estadão Conteúdo

20/10/2022 | 11:59 Atualização: 20/10/2022 | 12:08

Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

O Ibovespa sobe nesta quinta-feira (20), tentando defender o nível dos 117 mil pontos. A alta é impulsionada pelas bolsas americanas e as europeias, que passaram a subir há pouco e acelerando. Além disso, o fator político interno também reforça a valorização do índice Bovespa, bem como a alta do petróleo.

Leia mais:
  • Reino Unido: veja o impacto da renúncia de Truss no mercado
  • Apostadores em site britânico preferem Bolsonaro, mas Lula é favorito em pesquisas eleitorais
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Os dias estão sendo bem positivos para o Ibovespa, que volta a ser negociado próximo das máximas do ano”, afirma Felipe Moura, sócio e gestor da Finacap Investimentos.

Contudo, seguem preocupações com o ritmo de alta dos juros no mundo e com a crise no Reino Unido. Os mercados monitoram os desdobramentos da renúncia da primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, e relatos de que Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do país que renunciou ao cargo no começo de julho deste ano, deve participar da disputa para premiê do Reino Unido.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Após diminuir consideravelmente a velocidade de alta para a faixa de 0,40%, o Ibovespa ganhou tração, renovando máxima, com a aceleração externa. O papéis ligados ao setor metálico avançam com força, a despeito do recuo do minério de ferro na China. Relatos de que o país estuda diminuir a quarentena de covid-19 estariam por trás da alta dessas ações e ainda do setor de petróleo. As cotações da commodity sobem na faixa de 2%. Vale On tinha alta de 2,31%.

Chama a atenção o recuo de ações ligadas ao consumo. Na avaliação de Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença, a retração reflete em parte a pressão de alta dos juros futuros nos Estados Unidos, indicando que a taxa básica prosseguirá elevada.

Com a alta, o Ibovespa pode ir para um terceiro pregão seguido de valorização. Ontem, subiu 0,46%, fechando aos 116.274,24 pontos, na contramão das bolsas americanas, que cederem em meio a perspectivas de mais aumentos de juros nos EUA.

“Aqui, precisa se aproximar dos 118 mil pontos para ganhar mais consistência”, cita em comentário matinal o economista Álvaro Bandeira, também consultor de finanças.

Publicidade

O investidor local acompanha os desdobramentos da pesquisa Datafolha, confirmando uma menor diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro na disputa no segundo turno da eleição presidencial e um empate no limite da margem de erro. Isso volta a estimular alta de ações de estatais como na véspera, dada a predileção do atual governo pelo tema privatização. Petrobras sobe em torno de 2% e Banco do Brasil, 2,71%.

“Reage à pesquisa Datafolha, ao mostrar redução na diferença entre Lula e Bolsonaro na disputa presidencial, dado que se o atual presidente vencer, tem um perfil mais voltado a privatizações”, avalia o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus.

Como reforça Moura, as últimas pesquisas também estão “fazendo preço, principalmente sobre as ações de estatais.” Além disso, o sócio da Finacap Investimentos acrescenta a expectativa positiva em relação aos balanços do terceiro trimestre de empresas brasileiras, que estão prestes a sair. “O nível de valuation está bem descontado, demonstrando certo descolamento da realidade, dado que há expectativa por bons resultados. Temos notícias boas no cenário macroeconômico, com desaceleração da inflação“, afirma.

Às 11h35, o Ibovespa subia 0,82%, aos 117.228,14 pontos, após avanço de 0,94%, aos 117.366,58 pontos, na máxima.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • bolsa
  • Ibovespa
  • mercado
Cotações
23/11/2025 2h32 (delay 15min)
Câmbio
23/11/2025 2h32 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Hapvida vive inferno astral após ação derreter e gestora reduzir posição; veja o que esperar

  • 2

    Como funciona o novo programa habitacional do governo para a classe média, e quando é mais vantajoso que outras opções?

  • 3

    Reação em cascata da liquidação do Banco Master atinge fundo imobiliário BGR B32 (BGRB11)

  • 4

    Qual é o melhor sistema de financiamento para você investir em imóveis?

  • 5

    Bitcoin cai ao menor nível desde abril e mercado perde quase US$ 300 bi em 24h

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Loteria Federal mudou de horário! Veja quando sai os bilhetes
Logo E-Investidor
Loteria Federal mudou de horário! Veja quando sai os bilhetes
Imagem principal sobre o FGTS: veja documentos necessários para fazer saque em Rio Bonito do Iguaçu
Logo E-Investidor
FGTS: veja documentos necessários para fazer saque em Rio Bonito do Iguaçu
Imagem principal sobre o Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Logo E-Investidor
Resultado da Quina: HORÁRIO DO SORTEIO ALTERADO; veja quando saem números hoje (21)
Imagem principal sobre o Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Logo E-Investidor
Rio Bonito do Iguaçu: até quando moradores podem solicitar saque do FGTS? Veja prazo
Imagem principal sobre o Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Logo E-Investidor
Plano de economia familiar: como categorizar gastos?
Imagem principal sobre o Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Logo E-Investidor
Cuidadores de idosos podem receber auxílio de governo estadual; veja valor
Imagem principal sobre o Como comprovar o trabalho rural?
Logo E-Investidor
Como comprovar o trabalho rural?
Imagem principal sobre o Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Logo E-Investidor
Pensão alimentícia: quais os gastos que devem entrar na conta?
Últimas: Tempo Real
Calendário econômico da semana: prévia da inflação e relatório do Fed ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar
Tempo Real
Calendário econômico da semana: prévia da inflação e relatório do Fed ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar

Semana reúne dados importantes de Europa, Estados Unidos, China, Japão e Brasil, incluindo inflação ao produtor, confiança, atividade e discursos de bancos centrais

22/11/2025 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Dividendos da semana: Isa Energia (ISAE3), Taesa (TAEE11) e CPFL (CPFE3) pagam acionistas; veja calendário completo
Tempo Real
Dividendos da semana: Isa Energia (ISAE3), Taesa (TAEE11) e CPFL (CPFE3) pagam acionistas; veja calendário completo

Mais de duas dezenas de companhias, de energia a varejo, realizam pagamentos de dividendos, JCP e amortizações no fim do mês

22/11/2025 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed
Tempo Real
Bitcoin derrete e encosta em mínima de sete meses com investidores de olho nos próximos passos do Fed

Criptoativos ampliam perdas com pressão vendedora, temores regulatórios e alerta para menor liquidez antes do feriado nos EUA

21/11/2025 | 18h21 | Por Larissa Bernardes
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%
Tempo Real
Com o fantasma dos juros à solta, CVC (CVCB3) afunda 7% e Totvs (TOTS3) perde 6,6%

Com turbulência externa, Embraer (EMBJ3), Brava Energia (BRAV3), Vamos (VAMO3) e Minerva (BEEF3) engrossam a lista de quedas em um pregão de aversão ao risco

21/11/2025 | 18h13 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador