Tempo Real

Ibovespa hoje: índice opera nas mínimas com mau humor em NY e queda de ações de peso

Papéis da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR;PETR4) operam no campo negativo e complicam situação do índice

Ibovespa hoje: índice opera nas mínimas com mau humor em NY e queda de ações de peso
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

Ibovespa hoje estende perdas, com investidores ainda digerindo os dados do payroll (relatório oficial de emprego dos Estados Unidos). Às 15h14 desta sexta-feira (6), o principal índice da B3 cai 1,40% aos 134.584,98 pontos, oscilando entre máxima a 136.653,00 pontos e mínima a 134.516,16 pontos. Com o desempenho, a a referência acumula perdas de 1,02% na semana.

O destaque do noticiário diário fica por conta do payroll americano, que mostrou a criação de 142 mil empregos em agosto, em termos líquidos. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam a geração de 125 mil a 205 mil vagas, com mediana de 165 mil. Os novos empregos foram puxados pela construção civil e serviços de saúde. Na direção contrária, houve redução nas contratações dos setores de manufatura.

Para analistas ouvidos nesta reportagem, a despeito de ter havido menor geração de vagas do que as expectativas, houve avanço mensal de 0,4% do salário médio. Esse cenário tende a reforçar as apostas de uma queda de 0,25 ponto porcentual dos juros nos Estados Unidos a partir de setembro, já que as condições do mercado de trabalho no país não parecem tão desfavoráveis a ponto de levar a uma recessão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Enquanto os investidores digerem o payroll americano, as Bolsas de Nova York seguem em queda. Nasdaq recua 2,58%, já S&P 500 e Dow Jones sofrem perdas de 1,75% e 0,99%, respectivamente.

Na B3, o dia é negativo para ações de maior peso para o Ibovespa. Vale (VALE3) cede 1,24%, enquanto os papéis ordinários da Petrobras (PETR3) caem 1,67% e os preferenciais (PETR4) sofrem desvalorização de 1,84%. Entre os grandes bancos, Bradesco (BBDC4) sofre a maior queda, de 2,25%.

Na lista de principais baixas do Ibovespa, estão as ações da Embraer (EMBR3), em desvalorização de 6,45%. Papéis ligados à economia doméstica também sofrem, como é o caso de Pão de Açícar (PCAR3), que cede 4,06%.

Na ponta contrária, entre as poucas ações que sobem no principal índice da B3, estão os papéis da CSN Mineração (CMIN3), que avançam 1,85%. No exterior, o minério de ferrou fechou em alta de 1,3% em Cingapura, enquanto encerrou estável na Bolsa chinesa de Dalian.

Como é calculado o índice Ibovespa?

O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

*Com informações do Broadcast