O Ibovespa passou a registrar queda nesta segunda-feira (4). Às 15h43, a principal referência da B3 recuava 0,12%, aos 117.754,88 pontos, após oscilar entre máxima a 118.576,42 pontos e mínima a 117.589,94 pontos.
Leia também
Em dia de liquidez reduzida pelo feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, os ativos domésticos tendem a operar com maior instabilidade. A Bolsa brasileira foi prejudicada na última hora pela acentuação das perdas da Petrobras (PETR3;PETR4). No dia, a diretoria executiva da estatal aprovou o encerramento dos processos de desinvestimento no segmento E&P (Exploração e Produção).
Quem também se sai mal na B3 são os papéis do setor financeiro, com Itaú (ITUB4), segunda ação de maior peso para a composição do Ibovespa, puxando as perdas do setor. Investidores seguem operando com cautela em meio às discussões sobre mudanças nas regras do Juros sobre Capital Próprio (JCP), que devem afetar especialmente os grandes bancos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já os papéis da Vale (VALE3) sobem, com o maior otimismo em relação à China, em meio às expectativas de que o país adote novas medidas de estímulo à economia, agora para o setor privado, após as recentes iniciativas voltadas ao grupo imobiliário. Também contribui para o bom desempenho da empresa o fato de que o minério de ferro fechou em alta de 0,06% em Dalian, na China.
Na B3, as ações da Minerva (BEEF3) lideram as altas do Ibovespa, após a notícia de que a empresa está acessando o mercado de dívida para financiar os gastos com a compra de ativos da Marfrig (MRFG3) por R$ 7,5 bilhões. A agência de classificação de risco S&P Global concedeu o rating “BB” à proposta de emissão no exterior de títulos de dívida pela empresa.
Na sexta-feira (o1), o Ibovespa fechou em alta de 1,86%, aos 117.892,96 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.