Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice abre em queda após dados de inflação e desemprego

Indicadores americanos, minério de ferro, petróleo e balanços também podem impactar a Bolsa

Ibovespa hoje: índice abre em queda após dados de inflação e desemprego
(Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa, principal índice da B3, abriu em queda de 0,12%, aos 127.543 pontos, nesta quinta-feira (28), véspera de feriado da Sexta-feira Santa. O recuo reflete a recente divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de março, pelo Banco Central (BC), com as projeções de inflação de curto prazo, que abarcam os meses de março a junho.

A previsão do BC para o IPCA (índice oficial de inflação) para março é de alta de 0,24%. Já a projeção para abril é de aumento de 0,35% e, para maio, é de elevação de 0,27%. A estimativa para junho é de alta de 0,15%.

Ainda nesta manhã, houve a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) pelo IBGE, mostrando que a taxa de desocupação no Brasil ficou em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O viés negativo dos índices futuros de ações em Nova York e mais uma queda do minério de ferro em Dalian, na China, de 0,85% podem penalizar o Ibovespa, assim como após a divulgação dos dados de inflação e PIB dos EUA.

Em contrapartida, a alta do petróleo pode atenuar eventual recuo do Índice Bovespa, mas sem forças para impedir uma desvalorização no primeiro trimestre. Até essa quarta-feira (27), a queda era de 3,04% e de 1,03% em março.

Ao mesmo tempo, o investidor avalia vários balanços de empresas do quarto trimestre, como da Marfrig (MRFG3), da Rumo (RAIL3), Gol (GOLL4) e da Oi (OIBR3).

*Com informações do Broadcast

Publicidade