O Ibovespa hoje abriu em queda de 0,23%, aos 128.969,74 pontos. O mercado monitora dados da confiança da indústria brasileira e de novas medidas do governo chinês para impulsionar os mercados locais.
Leia também
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) cresceu 1,8 ponto porcentual em janeiro, a 97,4 pontos, na série com ajuste sazonal.
O resultado é o maior para o indicador desde agosto de 2022, quando atingiu 100,0 pontos. Com o resultado de hoje, a média móvel trimestral do índice avançou 2,2 pontos, para 95,4 pontos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No exterior, autoridades chinesas proibiram que alguns acionistas façam empréstimos de ações, dificultando apostas na queda de preços, em mais uma tentativa de sustentar os mercados acionários do país, que sofreram fortes perdas recentes. A medida afeta detentores de ações restritas, como funcionários ou investidores estratégicos.
A proibição dará aos investidores mais tempo para digerir informações do mercado e irá fomentar uma estrutura de mercado mais justa, segundo avaliou a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, pela sigla em inglês), em comunicado divulgado no domingo (28). O órgão não disse quanto tempo a suspensão durará.
Nesta manhã, o contrato mais negociado do minério de ferro no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, para maio de 2024, fechou em alta de 1,06%, cotado a 998,5 yuans por tonelada, equivalente a US$ 139,1.
*Com informações do Broadcast
Publicidade