

O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,27%, aos 137.537 pontos nesta quarta-feira (13). As atenções do mercado estão no plano de contingência brasileiro contra o tarifaço americano e dados de varejo no acumulado de junho.
Publicidade
O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,27%, aos 137.537 pontos nesta quarta-feira (13). As atenções do mercado estão no plano de contingência brasileiro contra o tarifaço americano e dados de varejo no acumulado de junho.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O principal índice da B3 hoje deve moderar o otimismo, com chances de correções de alguns papéis. Mas a correção tem boas chances de ser absorvida, se levado em conta o ambiente positivo que persiste no exterior.
“Os mercados continuam eufóricos hoje. A Ásia sobe e essa trégua dos Estados Unidos com a China anima os mercados. A Europa também sobe, assim como os futuros americanos. Então temos aí o início de pregão numa continuação como o de ontem: super positivo”, afirma Alison Correia, analista de investimentos e co-fundador da Dom Investimentos.
O dólar hoje amplia perdas ante a grande maioria das moedas pelo mundo após o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, dizer “haver uma boa chance” de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) corte seus juros em 50 pontos-base. Ante o real, a moeda americana se desvaloriza 0,17%, no valor de R$ 5,38.
No Brasil, o destaque do dia fica por conta dos dados de vendas no varejo em junho, que ficaram aquém das estimativas tanto na leitura restrita quanto na ampliada, que inclui material de construção, veículos e atacado alimentício. O dado mostrou queda de 2,5% no período, bem abaixo da estimativa mais pessimista, que apontava queda de 0,9%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com isso, as taxas de juros futuras recuam, indicando maior chance de o Banco Central antecipar os cortes da taxa Selic. Por outro lado, o dado mostra uma atividade aquém do esperado, justamente no final de uma safra de balanços considerada positiva no segundo trimestre do ano.
Ainda embalado pela trégua entre Estados Unidos e China na sobretaxação de importações, o minério de ferro fechou em alta de 0,62% na Ásia e pode limitar as correções entre ações do setor metálico. Os preços do petróleo recuam, com efeitos negativos sobre os papéis de commodities energéticas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia, nesta quarta-feira (13), a medida provisória que busca proteger empresas brasileiras dos efeitos da tarifa de 50% dos Estados Unidos, com uma linha de crédito de R$ 30 bilhões. Além disso, o Ibovespa hoje também deverá ser influenciado pela divulgação dos números de vendas no varejo de junho e, nos Estados Unidos, são esperados discursos de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Ainda na agenda econômica desta quarta-feira, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o Índice de Confiança do Empresário Industrial de agosto. A JBS (JBSS3) divulga balanço após o fechamento do mercado, enquanto a Porto (PSSA3) reportou receita recorde nesta manhã – veja o calendário de balanços desta semana.
Nos EUA, o presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, repete discurso durante evento na Carolina do Sul. Também são esperados discursos do presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee (vota), e do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic (não vota).
O sinal é positivo nos mercados de ações em Nova York e Europa, ainda ecoando a maior chance de o Fed voltar a cortar juros e o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) americano considerado benigno. Os discursos dos dirigentes do BC americano ficam hoje no radar.
Publicidade
O presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin, disse que há muitos sinais de que os consumidores com rendas baixas e moderadas estão mais pressionados hoje do que há alguns anos, o que pode reduzir seus gastos e diminuir o impacto inflacionário das tarifas.
O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, prometeram fortalecer a cooperação poucos dias antes da cúpula de Putin com Donald Trump no Alasca, informou a mídia estatal de Pyongyang nesta quarta-feira.
O dólar hoje cai ante outras moedas de economias desenvolvidas nesta quarta-feira, ampliando robustas perdas de ontem. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – operava no menor nível em duas semanas nesta manhã.
As vendas do comércio varejista caíram 0,1% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio abaixo da mediana positiva de 0,8% e dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,7% a uma alta de 1,5%.
Na comparação com junho de 2024, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta 0,3% em junho de 2025. Nesse confronto, as projeções iam de uma alta de 1,4% a 4,3%, com mediana positiva de 2,7%.
O bom humor no exterior tende a ajudar os ativos locais, enquanto investidores aguardam pelo plano de socorro do governo aos setores afetados, em especial pequenas e médias empresas, para amortecer os efeitos do tarifaço de Trump. O presidente Lula disse na terça-feira (12) que as medidas que serão anunciadas agora são só o “começo”.
Publicidade
O pacote reúne financiamento, benefícios tributários e compras governamentais, com contrapartida de manutenção de empregos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, adiantou que o governo vai abrir crédito extraordinário para financiar as medidas e, assim, as despesas ficarão de fora do limite de gastos do arcabouço, mas serão contabilizadas para a meta fiscal.
No anúncio pelo governo americano, cerca de 40% da pauta exportadora do Brasil ficou excluída da alíquota de 50%.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa hoje.
*Com informações de Luciana Xavier e Silvana Rocha, do Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador