Últimas notícias

Ibovespa opera entre perdas e ganhos em sessão volátil

Às 11h48, o Ibovespa caía 0,13 %, a 104.728,14 pontos. O volume financeiro era de 3,5 bilhões de reais

Ibovespa opera entre perdas e ganhos em sessão volátil
Quando acontece um circuit breaker, bolsa alerta para momentos de grande estresse no mercado. (Rahel Patrasso/Reuters)

O principal índice da bolsa brasileira variava entre perdas e ganhos nesta quarta-feira (29), em sessão volátil, diante de clima mais ameno nos mercados internacionais, conforme o feriado de Ano Novo se aproxima e a liquidez diminui.

A principal contribuição negativa para o índice era a Petrobras, enquanto do lado oposto estava a Vale.

Às 11h48, o Ibovespa caía 0,13 %, a 104.728,14 pontos. O volume financeiro era de 3,5 bilhões de reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os principais índices de ações nos Estados Unidos abriram em alta tímida, com o Nasdaq Composite também variando entre os territórios negativo e positivo, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 mostrava pouca variação, com investidores mantendo a variante Ômicron do coronavírus no radar.

O Ibovespa vivia sessão volátil, em meio ao volume baixo das últimas sessões e a falta de catalisadores para o mercado doméstico.

No cenário macroeconômico, o mercado digeria avanço acima da expectativa do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) em dezembro. O dado subiu 0,87% no mês ante projeção de analistas em pesquisa da Reuters de 0,65%.

O tema fiscal também se mantinha no radar do mercado, dada a pressão de algumas categorias de servidores públicos por reajustes salariais, após os policiais federais e rodoviários federais serem contemplados com uma previsão de reajuste no Orçamento de 2022 aprovado pelo Congresso.

Pela manhã, a B3 divulgou a última prévia para carteira teórica do Ibovespa, com inclusão de três ações e retirada de outras duas.

DESTAQUES

– BR MALLS ON subia 3,3% e ALIANSCE SONAE, que não está no Ibovespa, avançava 4,1%, após empresas revelarem conversas iniciais para uma fusão, ainda que ressaltando que nenhuma proposta tenha sido feita oficialmente.

Publicidade

– PETROBRAS PN caía 0,6% e ON e recuava 0,4%. Petróleo Brent tinha leve queda. Também no radar dos investidores, a Petrobras disse que vai recorrer a liminares judiciais que suspenderam reajustes do preço do gás natural acertados com distribuidoras em alguns Estados.

– VALE ON subia 0,9% e ações de empresas de siderurgia também avançavam.

– AZUL PN caía 3,3%, GOL PN recuava 2,9% e CVC BRASIL ON cedia 1,3%.

– MAGAZINE LUIZA ON tinha sessão volátil e caía 0,7%, enquanto VIA ON avançava 1%. As duas ações registraram performances positivas nos últimos dias. AMERICANAS ON tinha alta de 0,4%.

– POSITIVO ON disparava 8,2%, CSN MINERAÇÃO ON operava estável e 3R PETROLEUM tinha alta de 2,7%. Ações foram incluídas ou tiveram adição mantida na terceira prévia da carteira teórica do Ibovespa para o período entre janeiro e abril de 2022. INTER PN e GETNET UNIT, que foram retiradas, caíam 0,1% e 1,3%, respectivamente.

Publicidade