Últimas notícias

Apesar de alta externa, Ibovespa oscila com queda em ações do setor metálico

Também de olho no exterior, o dólar cai para a faixa de R$ 5,04, recuo visto ainda na maioria das taxas futuras de juros

(Estadão Conteúdo) – O Ibovespa tentou subir há pouco, em sintonia com o exterior, depois de uma abertura negativa, com a mínima atingindo 128.04,98 pontos. Contudo, segue sem direção, limitado pelo declínio das ações ligadas a commodities metálicas, enquanto Petrobras vai na contramão e sobe.

Também de olho no exterior, o dólar cai para a faixa de R$ 5,04, recuo visto ainda na maioria das taxas futuras de juros. Como esses papéis ligados e co-ligados ao minério de ferro têm relevância na composição do Ibovespa, o impacto é negativo, observa Pietra Guerra, analista da Clear Corretora.

Hoje, a agenda é esvaziada aqui e lá fora, o que favorece a instabilidade, enquanto os mercados esperam as divulgações ganharem tração esta semana. Isso deve acontecer a partir de amanhã, quando será informada a ata do Copom que elevou a Selic de 3,50% para 4,25% na semana passada e indicou novo ajuste em agosto de até um ponto porcentual, para alguns.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, sairão o PIB dos Estados Unidos do primeiro trimestre, índices de inflação do país, decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e IPCA-15 e Relatório Trimestral de Inflação (RTI) no Brasil.

Já a expectativa de aprovação da MP da Eletrobras na Câmara, já que prazo para que isso aconteça termina amanhã, pode gerar nova alta aos papéis, que subiram cerca de 6% na sexta-feira. Como destaca a CM Capital, em relatório, hoje, a MP da Eletrobras será votada na Câmara dos Deputados. “A expectativa é de que a medida seja aprovada sem maiores problemas.” As ações subiam 0,83% (PNB) e 0,50% (ON) às 11h09.