Últimas notícias

Ibovespa reverte baixa e tem leve alta apoiado em ações de commodities

Às 11h42, o Ibovespa mostrava valorização de 0,21%, aos 113.515,91 pontos

Ibovespa reverte baixa e tem leve alta apoiado em ações de commodities
Foto: Amanda Perobelli/Reuters

O principal índice brasileiro de ações, Ibovespa, tinha leve alta apoiado em ações de commodities, com investidores à espera pela evolução de eventos políticos e econômicos de Brasil e Estados Unidos, enquanto observam o desenrolar de possíveis crises na China.

Às 11h42, o Ibovespa mostrava valorização de 0,21%, aos 113.515,91 pontos. o giro financeiro da sessão era de 8,38 bilhões de reais.

“A expectativa é de Bovespa podendo buscar alta”, afirmou o economista-chefe do banco digital Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota a clientes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo profissionais do mercado, os negócios são balizados nesta segunda-feira por expectativas em relação à votação do Congresso dos EUA envolvendo o teto de gastos do governo. Além disso, são aguardados discursos de integrantes do Federal Reserve, que podem dar novas pistas sobre a velocidade de um aperto monetário no país.

Por aqui, além da ata da última reunião do Copom, que na semana passada subiu a Selic em 1 ponto percentual, a 6,25% ao ano, os relatórios de gestores de recursos a clientes alertam para votação legislativa dos precatórios, o que abriria espaço para o programa federal Auxílio Brasil, com consequências sobre o respeito ao teto de gastos.

Simultaneamente os agentes seguem atentos a temas em ebulição na China, com possíveis crises imobiliária e de energia podendo contaminar as economias local e global.

O banco central chinês prometeu proteger consumidores expostos ao mercado imobiliário e injetou dinheiro no sistema bancário, num sinal de que pode tomar medidas para conter os riscos de uma quebra da incorporadora Evergrande.

Em outra frente, falhas no fornecimento de energia estão suspendendo atividades em diversas fábricas na China, à medida que o impacto econômica aumenta.

Publicidade

Embora tenha tido queda na sexta-feira (24), o índice acumulou alta de 1,65% na semana passada.

DESTAQUES

– USIMINAS recuava 1,7%. A siderúrgica anunciou nesta manhã que vai paralisar as operações de seu alto forno 2 da usina de Ipatinga (MG) por até 150 dias devido a um incidente em 24 de setembro.

– PETROBRAS PN subia 1,8%, montada na forte alta das cotações do barril do petróleo, para as máximas em três anos de quase 80 dólares o barril. PETRORIO avançava 4,7%.

– BRF tinha ganho de 5,5%, estendendo ganhos da sexta-feira, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter aprovado sem restrições a compra de ações da empresa pela rival Marfrig, que também crescia 4,8%.

– SANTANDER BRASIL tinha elevação de 3,7%, numa sessão também positiva para o setor bancário, após o Banco Central revelar que o estoque de crédito no Brasil subiu 1,5% em agosto sobre o mês anterior e que a taxa média de juros subiu, mas a inadimplência ficou estável. BRADESCO tinha incremento de 1,4% e ITAÚ UNIBANCO era elevada em 0,8%.

VALE era apreciada em 1,1%, esta refletindo a continuada recuperação dos preços do minério de ferro.

Publicidade

– Fora do Ibovespa, INFRACOMMERCE disparava 10,2%. A companhia de comércio eletrônico anunciou a compra da Synapcom por cerca de 773 milhões de reais em dinheiro, quatro meses após ter concluído sua oferta inicial de ações (IPO).