Últimas notícias

Ibovespa avança com siderurgia e mineração, após nova queda em NY

Vale cresceu na esteira dos preços do minério de ferro e CSN disparou com anúncio de recompra de ações

Ibovespa avança com siderurgia e mineração, após nova queda em NY
(Fonte: Shutterstock)

O principal índice da bolsa brasileira subiu nesta quinta-feira, impulsionado por ações de siderúrgicas e mineradoras, destoando do recuo em Wall Street, que teve outro dia volátil.

Vale cresceu na esteira dos preços do minério de ferro e CSN disparou com anúncio de recompra de ações. A Eletrobras também foi destaque positivo, após aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para privatização. WEG e Hapvida foram destaques de queda.

O Ibovespa subiu 0,71%, a 107.005,22 pontos. O volume financeiro da sessão foi de 24,7 bilhões de reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O mercado ficou bem pressionado na véspera e teve um pouco de recuperação em função da alta das commodities”, disse Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença. Ele também citou recentes elevações das projeções de crescimento econômico para o Brasil neste ano.

A XP dobrou a estimativa e agora espera expansão de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB)do país em 2022, embora tenha elevado também a expectativa de inflação para até 2023. E o ministério da Economia manteve sua projeção para o PIB em 1,5%, mas espera uma inflação mais alta.

Os principais índices em Wall Street caíram, porém em menor intensidade do que na véspera, entre 0,3% e 0,8%. A situação macroeconômica continua a pesar, com temores relacionados à alta de preços, desaceleração econômica global e aumento de juros.

Os resultados de varejistas norte-americanas divulgados nesta semana evidenciaram o impacto da elevada inflação nos EUA no consumo e pesaram sobre a confiança do mercado.