Últimas notícias

Ibovespa sobe mais e 1% e retoma os 105 mil pontos

Às 11h00, o Ibovespa tinha alta e 1,23%, aos 105.052,04 pontos

Ibovespa sobe mais e 1% e retoma os 105 mil pontos
REUTERS/Amanda Perobelli

(Paula Dias, Estadão Conteúdo) – O Índice Bovespa opera em alta firme nesta manhã, refletindo um cenário que combina queda do dólar e percepção de proximidade do fim do ciclo de altas da taxa Selic. Com isso, o indicador retomou o patamar dos 105 mil pontos, no qual não oscilava desde 10 de junho. A valorização é praticamente generalizada na carteira teórica do índice, mas se mostra mais expressiva entre papéis de empresas mais sensíveis às oscilações dos juros, como as dos setores imobiliário e de varejo.

O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), José Ramos Rocha Neto, disse há pouco que o comunicado do Copom, que elevou a taxa Selic para 13,75% ontem, deixa a leitura de que o comitê considera que os juros básicos chegaram a seu teto. “Podemos fazer uma leitura de que em um cenário mais extremo, a Selic chega a 14% neste ano”, disse Rocha Neto. Ja o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco considerou que a elevação de ontem foi a última. “Acreditamos que a alta de ontem foi a última do ciclo de ajuste da política monetária e que a Selic encerrará o ano em 13,75% ao ano”, indicam os economistas em relatório.

O contraponto da manhã é a queda das commodities no mercado internacional, que limita os ganhos das ações da Petrobras e volta a jogar os papéis de mineração e siderurgia para o terreno negativo. O barril do WTI está sendo negociado abaixo de US$ 90 pela primeira vez desde março, período em que a guerra na Ucrânia ainda estava no início. O movimento ocorre em meio às preocupações por eventual recessão global. Hoje, o Banco da Inglaterra (BoE) fez alertas nesse sentido para o Reino Unido, ao mesmo tempo em que elevou os juros básicos em 0,50 ponto porcentual.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Às 11h00, o Ibovespa tinha alta e 1,23%, aos 105.052,04 pontos. Entre as ações que fazem parte do índice, as maiores eram de Magazine Luiza ON (+13,31%), Meliuz ON (+9,73%) e MRV ON (+9,16%). Vale ON recuava 0,73%.