Terão direito ao dinheiro:
- 4.314 idosos acima de 80 anos
- 39.830 idosos entre 60 e 79 anos
- 4.945 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 8.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 93.584 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix
- 92.972 contribuintes não prioritários.
Para conferir se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Nesse espaço, o usuário precisa informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração. Depois, conseguirá saber se irá ou não receber o dinheiro no dia 28 de dezembro.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Caso o crédito não seja efetuado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB.
Vale lembrar que o cronograma de lotes regulares do Imposto de Renda 2023 já foi cumprido, com o pagamento do quinto e último lote realizado em setembro de 2023. Agora, estão sendo pagos os lotes residuais, destinados a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.
Por isso, caso tenha caído na malha fina, o contribuinte pode checar se terá acesso ao dinheiro nesse tipo de lote.