Últimas notícias

Moedas globais: índice DXY avança, e libra cai em meio crise britânica

O DXY chegou a recuar no início do dia, mas retomou fôlego e renovou as máximas, com a libra sob pressão

Moedas globais: índice DXY avança, e libra cai em meio crise britânica
Euro é o mais resiliente às mudanças climáticas, enquanto o iuan é o mais exposto, segundo estudo do Barclays – Notas de dólar, franco suíço, euro e libra 26/01/2011 REUTERS/Kacper Pempel

Por Gabriel Bueno da Costa – O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, avançou hoje, com investidores avaliando indicadores e também a ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), publicada nesta tarde. Além disso, a libra recuou, com as atenções voltadas para a crise no governo do premiê Boris Johnson, que tem se recusado a deixar o posto no Reino Unido, apesar de dezenas de seus subordinados terem entregado seus cargos.

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 135,92 ienes, o euro tinha baixa a US$ 1,0184 e a libra caía a US$ 1,1925. O índice DXY registrou ganho de 0,53%, a 107,096 pontos.

O DXY chegou a recuar no início do dia, após ontem ter batido máximas intraday em cerca de 20 anos. O índice, porém, retomou fôlego e renovou essas máximas, com a libra sob pressão, atingindo mínimas em mais de dois anos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Boris Johnson foi ao Parlamento britânico e disse que não pretende deixar o posto de primeiro-ministro, mas admitiu que poderia renunciar, caso o governo ficasse inviável. Ele esteve sob pressão de aliados do Partido Conservador e também da oposição do Partido Trabalhista, mas disse que não era o momento de antecipar eleições nem de deixar o posto.

A Western Union via um “protesto coordenado” contra Johnson e comentava que ele pode enfrentar uma segunda votação de uma moção de desconfiança contra seu governo. A Capital Economics, por sua vez, destacava em relatório que a “turbulência política” no país deve pressionar mais a libra. A Eurasia vê 90% de chance de o premiê ser submetido a uma nova votação de confiança e apenas 10% de que ele lidere seu partido nas próximas eleições.

Entre moedas emergentes, o dólar avançava a 126,4296 pesos argentinos, no horário citado. No mercado paralelo, o chamado “dólar blue” retomava a tendência de alta e subia a 255 pesos, segundo o jornal Ámbito Financiero. O movimento ocorre em meio a dúvidas no mercado sobre a nova ministra da Economia, Silvina Batakis. Para o Wells Fargo, outra desvalorização do peso pode ser algo iminente, nesse contexto.