Golpes no INSS afetam milhões de aposentados: veja 7 dicas para se proteger
Idosos e beneficiários do INSS são alvos frequentes de golpes por telefone, e-mail e mensagens. Aprenda como identificar abordagens suspeitas e proteger seus dados
Idosos e beneficiários do INSS são alvos frequentes de golpes por telefone, e-mail e mensagens. Aprenda como identificar abordagens suspeitas e proteger seus dados. (Foto: Adobe Stock)
Em abril deste ano, a Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que 97,6% dos aposentados e pensionistas entrevistados no relatório do órgão não autorizaram os descontos das mensalidades associativas que apareceram em suas folhas de pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, 6 milhões de contribuintes foram prejudicados, com um impacto financeiro de R$ 6,3 bilhões – leia mais nesta reportagem do E-Investidor.
A fraude acende um alerta à aposentados, que tornaram-se alvos recorrentes não apenas de órgãos públicos, como de golpes por terceiros. Leia sete dicas para se proteger e evitar perdas financeiras.
Cientes da necessidade de atualização de informações dos beneficiários, os golpistas costumam fazer abordagens por telefone, e-mail ou mensagem por celular para obter, indevidamente, dados pessoais. Além disso, há a tentativa de convencer os aposentados a contratarem falsos empréstimos consignados ou mesmo adiantamento fictício do 13º salário.
“Essas informações muitas vezes são acessadas ao entrar em contato com o próprio beneficiário, passando-se por um atendente de banco, por exemplo”, explica Patrícia Camillo, gerente executiva de soluções do Serasa. “Sem desconfiar, a vítima acaba cedendo dados importantes ao criminoso, que costuma coagir e explorar vulnerabilidades, exigindo dados ou depósitos urgentes.”
Camillo explica que a atenção do beneficiário contra contatos suspeitos – como ligações sem nome registrado na lista de contatos – e a conferência frequente do extrato de pagamento são as principais formas de se proteger de fraudes. “Concentre todas as operações de atualização de dados no espaço ‘Meu INSS‘ na plataforma gov.br e jamais compartilhe dados do seu cadastro e senha”, afirma.
2ª dica: confira o extrato
O contribuinte precisa reservar um tempo, mensalmente, para verificar o extrato do seu benefício, além de redobrar a atenção a qualquer desconto que não reconheça. Essa simples prática pode evitar prejuízos e assegurar que o cidadão esteja recebendo exatamente o que tem direito. Em caso de cobranças indevidas ou valores suspeitos, o aposentado deve procurar imediatamente o órgão responsável ou entrar em contato com um especialista para orientações.
A biometria facial deve ser realizada exclusivamente pelo aplicativo gov.br. Esse procedimento traz mais segurança no acesso aos serviços digitais do governo e evita fraudes. Ao utilizar apenas o programa oficial, o aposentado protege seus dados pessoais e assegura que sua identificação seja feita de forma correta e confiável.
Lembre-se: fique atento a sites e aplicativos falsos — nunca compartilhe suas informações fora dos canais oficiais.
4ª dica: atualize o endereço
Patrícia Camillo, gerente executiva de soluções do Serasa, também recomenda atualizar e conferir os dados de contato — como telefone, e-mail e endereço — no “Meu INSS” ou pelo telefone 135. Manter essas informações corretas permite que o contribuinte receba comunicados importantes sobre seus benefícios, agendamentos e prazos. Atualizações rápidas e simples podem evitar contratempos e dores de cabeça.
5ª dica: cuidado com as solicitações
O beneficiário nunca deve atender solicitações de dados pessoais por e-mail, mensagem ou telefone. Golpistas costumam se passar por instituições oficiais para tentar obter informações como o Cadastro de Pessoa Física (CPF), número de benefício, senhas ou dados bancários. O INSS e outros órgãos públicos não entram em contato pedindo esse tipo de informação por esses meios.
Ao receber uma solicitação suspeita, o ideal é não responder, não clicar em links e não fornecer nenhum dado. O cidadão deve sempre confirmar a veracidade da comunicação acessando os canais oficiais, como o portal gov.br ou o telefone 135.
6ª dica: desconfie de mensagens não identificadas
Camillo reitera atenção: o único número oficial utilizado pelo INSS para envio de SMS é o 280-41. Qualquer mensagem vinda de outro número, especialmente com links suspeitos ou solicitações de informações pessoais, deve ser ignorada.
7ª dica: use apenas os canais oficiais
Por fim, Patrícia Camillo defende que o contribuinte foge de golpes financeiros acessar o “Meu INSS” pela plataforma gov.br para confirmar qualquer contato ou convocação recebida, o contribuinte foge de culpes financeiros. Essa é a forma mais segura de verificar se a informação é verdadeira e se realmente partiu do INSS. Além disso, utilizar os canais oficiais de atendimento para agendar serviços, enviar documentos ou cumprir qualquer solicitação também deve ser seguido à risco.
“A atitude preventiva e o monitoramento do CPF também são hábitos fundamentais para cuidar dos seus dados pessoais. Ao acompanhar as movimentações no seu CPF, fica mais fácil rastrear possíveis golpes usando o seu nome”, afirma a especialista. Veja, na tabela a seguir, como evitar golpes sobre o INSS: