

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, anunciou novas medidas do governo para combater fraudes envolvendo descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre as ações imediatas estão a suspensão dos descontos realizados por associações suspeitas, a retenção dos valores que seriam repassados a essas entidades em maio e a restituição do dinheiro aos beneficiários prejudicados já na folha de pagamento de junho. As medidas foram adotadas após a deflagração da Operação Sem Desconto, em parceria com a Polícia Federal.
A redação da CGU explicou que, durante a coletiva de imprensa na noite de quinta-feira (24), Carvalho afirmou que o objetivo do órgão é assegurar aos cidadãos o recebimento da aposentadoria integral: “Esses recursos descontados em maio dos aposentados não irão para as associações. Esses recursos vão ser retidos no INSS e na próxima folha de pagamento serão restituídos aos aposentados”.
Foram mais de 6 milhões de aposentados com descontos mensais não autorizados, em favor de associações fraudulentas no fundo previdenciário. Em 2023, uma auditoria entrevistou 1.300 aposentados e descobriu que 97,6% negaram ter autorizado os débitos.
Veja todas as medidas já prometidas pela CGU:
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
E o que o aposentado precisa fazer diante dessas mudanças? Segundo o governo, nenhuma ação presencial será necessária. A suspensão dos descontos está sendo feita de forma automática, ou seja, não é preciso ir até uma agência do INSS para resolver a situação.
Caso o beneficiário queira tirar dúvidas ou acompanhar seu caso, o atendimento deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais:
- Telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h
- Aplicativo ou site “Meu INSS”, acessível com login por CPF e senha
Como verificar descontos indevidos no Meu INSS?
O INSS permite que aposentados e pensionistas consultem se há descontos de mensalidades associativas ou sindicais em seus benefícios previdenciários. Isso pode ser feito de duas formas:
- Consulta por botão específico: por meio da opção “mensalidade associativa” no Meu INSS (site ou aplicativo);
- Consulta pelo extrato do INSS: mostra todos os valores descontados mensalmente.
Além da consulta, o segurado pode excluir o desconto indevido ou bloquear preventivamente o benefício contra novas cobranças não autorizadas. Todo o processo pode ser feito online.
Veja o passo a passo de como consultar e bloquear descontos no INSS: