- Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder consultar quais são as taxas de juros do empréstimo consignado cobradas por instituições financeiras
- De acordo com Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a medida busca garantir maior transparência e proteção aos segurados
- A informação será disponibilizada no aplicativo e no site Meu INSS
Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão poder consultar de forma rápida a partir desta quinta-feira (12) quais são as taxas de juros do empréstimo consignado cobradas por instituições financeiras. A informação será disponibilizada no aplicativo e no site Meu INSS.
Leia também
A iniciativa segue as instruções da Portaria 1.140 de 15 de junho, publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, a medida busca garantir maior transparência e proteção aos segurados. “O cidadão, ao ver quanto é cobrado de juros por cada instituição financeira, vai poder optar pela que estiver com as taxas mais baixas”, afirma.
Ainda no Meu INSS, os beneficiários vão conseguir conferir outras informações sobre os encargos cobrados pelos bancos nas operações, como o Custo Efetivo Total (CET) mensal e anual do empréstimo e o valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aplicado pelas instituições.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesta quarta-feira (11), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, por 14 votos 1, o novo limite de juros de 1,84% ao mês nas operações de empréstimo consignado a beneficiários do INSS. O novo teto é 0,07 ponto porcentual menor que o antigo limite, de 1,91% ao mês, que vigorava desde agosto. Já o teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,83% para 2,73% ao mês.
Com isso, bancos e instituições financeiras serão proibidos de ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores aos novos tetos de 1,84% e 2,73%, respectivamente. As medidas entrarão em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no DOU. A publicação está prevista para segunda-feira (16), segundo informações da Agência Brasil.
Como consultar as taxas no Meu INSS?
A plataforma Meu INSS pode ser acessada por este site em um computador ou pelo celular, via aplicativo disponível para Android e iOS. Ao fazer o login, o usuário deve indicar a sua conta Gov.br, informando número de CPF e senha. Logo na tela inicial, será possível buscar um serviço específico ou digitar o nome da opção desejada na barra de busca “Do que você precisa?”.
Quem estiver interessado em verificar as taxas de juros cobradas para empréstimo consignado, deverá selecionar o serviço “Extrato de empréstimos” e ir na opção “Instituições e taxas”. Feito isso, os juros praticados pelos bancos estarão disponíveis para que o segurado confira quais são as melhores opções de taxas antes de pegar o empréstimo.
Vale lembrar que no Meu INSS ainda é possível realizar outras tarefas, como solicitar um benefício do INSS e acompanhar o andamento do requerimento. Na plataforma, os trabalhadores também conseguem pedir aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural. Além disso, há uma ferramenta para simular a aposentadoria. Veja mais detalhes nesta matéria.