Publicidade

Tempo Real

Pré-mercado: IPCA deve regular aposta para ciclo de aperto da Selic em meio a exterior positivo

Pré-mercado: IPCA deve regular aposta para ciclo de aperto da Selic em meio a exterior positivo
Fonte: Shutterstock/klss/Reprodução

O IPCA de janeiro e as vendas no varejo de dezembro ficam no foco nesta quarta-feira, além da live do diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, sobre o cenário macroeconômico em meio às apostas de um ciclo mais longo de alta da Selic, ainda em doses menores.

A PEC dos Combustíveis segue na mira do mercado, que monitora também a paralisação dos fiscais da Receita Federal (leia mais em O que Sabemos).

A agenda lá fora está mais fraca, com destaque para os dados de petróleo e discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o BC americano).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As bolsas internacionais operam positivas nesta manhã, com as europeias seguindo o bom desempenho de Wall Street, que teve sólidos ganhos ontem e podem estender a recuperação nesta quarta-feira. Os futuros de Nova York também sobem.

Já o petróleo recua hoje, ampliando perdas das duas sessões anteriores, à medida que operadores seguem atentos à retomada de negociações sobre o acordo nuclear com o Irã, em Viena. No radar seguem os balanços trimestrais, com Walt Disney divulgando resultado após o fechamento dos mercados.

O bom humor no exterior, com bolsas em alta e dólar mais fraco ante outras moedas emergentes, deve ajudar os ativos brasileiros. Nos juros futuros, especialmente os curtos, os drivers serão o IPCA e as vendas no varejo, que ajudarão a guiar a percepção sobre até onde deve ir o ciclo de aperto monetário.

O IPCA deve desacelerar a 0,55% em janeiro, após alta de 0,73% em dezembro, com alívio da gasolina, mas ainda assim ser a maior taxa para o mês desde 2016, segundo o Projeções Broadcast. Já as vendas no varejo podem mostrar desaceleração no âmbito restrito e alta no ampliado.

Publicidade

Sobre a PEC dos Combustíveis, ontem o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a proposta pode não ser mais necessária se os projetos de lei em tramitação na Casa forem suficientes para reduzir o preço dos combustíveis no País. E o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que seja primeiramente aprovado o projeto que congela a cobrança de ICMS sobre combustíveis. Já o autor da PEC no Senado defendeu que a votação seja em fevereiro.

Na política, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça Federal de Brasília para proibir a União de fazer novas publicações para celebrar o golpe militar de 1964, que inaugurou a ditadura no País. Além de tentar impedir iniciativas semelhantes, o MPF pede que a União seja multada em R$ 1,05 milhão pela divulgação do vídeo.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou ontem a instauração de investigação contra o youtuber Monark e o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) por suspeita de apologia ao nazismo durante o episódio do programa Flow Podcast, transmitido na segunda-feira, 7.

AGENDA

IPCA, VAREJO E BRUNO SERRA EM DESTAQUE – A agenda desta quarta-feira traz a divulgação do IPCA de janeiro e das vendas no varejo restrito e ampliado de dezembro, ambos às 9 horas. O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, participa de live sobre o cenário macroeconômico (10h00). Nos EUA, saem os estoques no atacado e dados semanais de petróleo e são esperados os discursos de duas dirigentes do Fed: a diretora Michelle Bowman (12h30) e a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester (14h00).

Web Stories

Ver tudo
<
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
Este hábito parece simples, mas pode estar levando o consumo da sua geladeira às alturas
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
>