Os donos de veículos também podem verificar o valor do IPVA 2024 diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP), clicando aqui. Ao acessar a página, basta informar o número do Renavam e a placa do veículo para checar quanto será necessário pagar de imposto.
Desde a última semana, a Sefaz-SP disponibilizou ainda a consulta ao valor venal do automóvel para 2024 no Sistema de Veículos (Sivei), através deste link. O contribuinte precisa escrever apenas a placa de seu veículo para checar a informação.
Como pagar o valor?
Em outubro deste ano, o governo de São Paulo anunciou uma nova forma de pagamento para o IPVA. Agora, o tributo também pode ser pago via Pix no Estado. A novidade busca ajudar os contribuintes “desbancarizados” e aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo as opções digitais.
Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento. O código tem validade de 15 minutos, sendo que após esse tempo ele expira. Caso o limite de horário seja ultrapassado, será necessário emitir um novo QR Code (sempre pelo site da Sefaz-SP).
Ao ler o código com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, o usuário terá acesso à informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.
Vale destacar que as demais opções de pagamento diretamente na rede bancária continuam valendo. Nesse caso, para efetuar o recolhimento, basta o contribuinte utilizar o número do Renavam em terminais de autoatendimento, internet banking ou aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
Calendário
Os contribuintes de São Paulo podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro com desconto de 3%, pagar integralmente em fevereiro sem desconto ou parcelar o tributo em até cinco vezes — nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio —, de acordo com o final da placa do veículo. Confira o calendário:
Os caminhões contam com prazos diferentes. Para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%. Já para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos ocorrem em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro. Também é possível pagar de uma só vez em abril, mas não há desconto nesse caso. Confira as datas: