

A partir desta quarta-feira (8), os proprietários de veículos no estado do Rio de Janeiro já podem emitir o Documento de Arrecadação do IPVA 2025 (DARJ) para quitar o imposto.
Publicidade
A partir desta quarta-feira (8), os proprietários de veículos no estado do Rio de Janeiro já podem emitir o Documento de Arrecadação do IPVA 2025 (DARJ) para quitar o imposto.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Este ano, a principal novidade é a extinção da antiga guia do Bradesco, com todos os contribuintes precisando utilizar o DARJ, disponível no hotsite (ipva2025.fazenda.rj.gov.br) da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz). O pagamento pode ser realizado via Pix ou em bancos credenciados, como Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.
Segundo a Secretaria a Fazenda, a mudança visa simplificar o processo e ampliar as opções de pagamento.
Os motoristas têm a opção de pagar o IPVA à vista, com 3% de desconto, ou parcelar o imposto em até três cotas, com vencimentos entre 21 de janeiro e 15 de abril, dependendo do final da placa do veículo. Para emitir o DARJ, basta acessar o site da Sefaz ou do Detran-RJ, informar o Renavam e o CPF do proprietário.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo a secretaria, o valor do tributo é calculado por meio da aplicação das alíquotas estabelecidas em lei (4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica) sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Além da emissão do DARJ, o novo site do IPVA disponibiliza o acesso ao serviço de consulta de débitos, informações gerais e contatos da equipe especializada que trata do tributo.
O pagamento do IPVA é indispensável para evitar penalidades, como multas, pontos na carteira de habilitação e até a apreensão do veículo em fiscalizações. Caso o pagamento não seja efetuado, o motorista está sujeito a uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de custos adicionais para liberar o automóvel no pátio do Detran-RJ.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador